Tempo
|
A+ / A-

EUA suspeitam que Coreia do Norte prossegue com programa nuclear

31 jul, 2018 - 11:10

A agência de notícias Reuters cita uma fonte oficial que afirma que não é claro até onde é que os testes se desenrolaram.

A+ / A-

A Coreia do Norte parece estar a construir novos mísseis balísticos, apesar dos sinais de maior proximidade com a administração de Donald Trump que saíram da cimeira de Singapura, em junho.

As autoridades norte-americanas relataram ao "The Washington Post" que os satélites espiões detetaram atividade contínua num local que produziu mísseis balísticos.

Apesar de na semana passada haver indícios de que a Coreia do Norte tinha iniciado o desmantelamento de um local de lançamento de rockets, os serviços de inteligência norte-americanos acreditam que aquele país não tenha abandonado o programa nuclear.

A agência de notícias Reuters cita uma fonte oficial que afirma que não é claro até onde é que os testes se desenrolaram.

O presidente Donald Trump reuniu-se com o líder norte-coreano Kim Jong-un, em junho. Os dois líderes afirmaram que era necessário implementar um acordo de desnuclearização da Península, o que levou inclusive a que Trump afirmasse que a Coreia do Norte já não era uma ameaça nuclear.

Trump foi criticado internamente por fazer concessões sem nenhuma segurança do comprometimento de Kim ao fim do programa nuclear e de mísseis.

Na segunda-feira, o Washington Post citou fontes oficias norte-americanas que afirmavam ter indícios de que os norte-coreanos estão a levar cabo a construção de um ou dois misseis balísticos intercontinentais numa fábrica em Sanumdong, perto de Pyongyang.

O que é que se passa?

Esta unidade é conhecida por ter produzido o Hwasong-15, o primeiro míssil feito na Coreia do Norte com capacidade para atingir os Estados Unidos da América.

A Reuters afirma que as imagens de satélite apenas mostram a movimentação de veículos na fábrica, mas não há provas de qualquer construção.

Estas não são as primeiras informações que levam a crer que a Coreia do Norte continua o programa militar de mísseis, sendo que as imagens recolhidas em Sanumdong demonstram que o local está ativo.

“A fábrica não está fechada, isso é bastante seguro”, defendeu o especialista em nuclear, Jeffrey Lewis do Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury.

Na semana passada, o secretário de Estado Mike Pompeo foi obrigado a admitir que a Coreia do Norte continua a produzir material para misseis nucleares, apesar de insistir que estão a ser feitos progressos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    31 jul, 2018 12:04
    Os EUA, o país com mais armas nucleares no mundo e o único país na história da humanidade a usar bombas atómicas. Não têm qualquer moral para se queixarem da Coreia do Norte.

Destaques V+