Tempo
|
A+ / A-

Reitora da Católica diz que presidência da mais antiga federação de universidades do mundo é "momento de mudança"

27 jul, 2018 - 17:38

Isabel Capeloa Gil é a primeira mulher a comandar a Federação Internacional das Universidades Católicas.

A+ / A-

A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Isabel Capeloa Gil, considera que a sua eleição para a liderança da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC) é um triunfo da UCP e do reconhecimento do papel das mulheres nas instituições da Igreja Católica.

Isabel Capeloa Gil é a primeira mulher e a primeira portuguesa na história da FIUC a liderar a federação. Fala num "momento de mudança".

Em declarações à Renascença, considera que é um reconhecimento, não só para as mulheres, mas também para a Universidade Católica Portuguesa.

“Em primeiro lugar, é o reconhecimento da Universidade Católica como uma grande universidade internacional, na medida em que as votações vão para os reitores e para as instituições, também. Em segundo lugar, no âmbito das instituições ligadas à Igreja Católica, é uma novidade transformadora: é a primeira vez na história que é uma mulher leiga a presidir à Federação Internacional das Universidades Católicas. É um exemplo da afirmação e da liderança das mulheres nas instituições da Igreja”.

A Federação Internacional das Universidades Católicas reúne cerca de 350 Instituições de todo o mundo. A nova presidente já definiu as prioridades para este mandato de três anos, que passam pela modernização e mais apoio ao ensino africano.

“Primeira, é a da modernização da Federação, um processo de modernização e profissionalização que vai ser implementado. Há duas grandes iniciativas que vão ser desenvolvidas de imediato. A primeira, é uma iniciativa para África, de apoio às universidades que estiveram reunidas na assembleia-geral da Federação. Em segundo lugar, um programa de apoio a investigadores, professores e alunos em situações de fragilidade, em zonas de guerra e conflito”, sublinha.

A FIUC foi fundada em 1924. Esta é a primeira vez que Portugal integra um órgão de gestão e a primeira vez que uma mulher é eleita presidente.

Entre as instituições que pertencem à FIUC encontram-se o Boston College, Georgetown University, KU Leuven, University of Notre Dame Universitá Cattolica del Sacro Cuore, de Milão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+