Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grécia. Sobe para 74 número de mortos. Governo declara luto nacional

24 jul, 2018 - 15:56

Primeiro-ministro grego falou ao país através da televisão. Na altura, garantiu que "ninguém ficará sem ajuda" e evitou entrar em especulações sobre os motivos dos incêndios.

A+ / A-
As imagens do incêndio devastador na Grécia. “Foi como um inferno”
As imagens do incêndio devastador na Grécia. “Foi como um inferno”

Veja também:


Os incêndios que devastaram os arredores de Atenas provocaram a morte a, pelo menos, 74 pessoas e 187 feridos, anunciou esta terça-feira a porta-voz dos bombeiros, Stavroula Maliri, revendo em alta o anterior balanço de 60 vítimas.

Este número ainda não é definitivo, já que cerca de uma centena de bombeiros continuam à procura de eventuais vítimas do incêndio, que aconteceu numa zona balnear da costa este da Ática invadida pelas chamas na segunda-feira à tarde.

Enquanto o fogo consumia Mati, centenas fugiram para o mar
Enquanto o fogo consumia Mati, centenas fugiram para o mar

O Governo de Alexis Tsipras declarou esta terça-feira três dias de luto nacional. Num comunicado na televisão grega, Tsipras garantiu "ninguém ficará sem ajuda, ninguém ficará sem respostas" e evitou entrar em especulações sobre os motivos dos incêndios.

"Não podemos deixar que o luto nos ultrapasse, porque estas são horas de batalha, unidade, coragem e acima de tudo solidariedade", acrescentou.

Na segunda-feira à noite, Tsipras pediu ajuda internacional, tendo já alguns países respondido com meios de apoio. Portugal, por exemplo, vai enviar 50 elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) para ajudar a combater os incêndios na Grécia, anunciou o ministro da Administração Interna.

O investigador na área da proteção Civil Duarte Caldeira disse hoje que "há muitas semelhanças" entre os incêndios na Grécia e os de Portugal em 2017, uma vez que "as vulnerabilidades" são parecidas nos países do sul da Europa.

"Há efetivamente muita semelhança porque as vulnerabilidades da Grécia são parecidas com as dos países do sul da Europa", disse à agência Lusa o ex-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Escola Nacional de Bombeiros.

O futebolista grego do Benfica Andreas Samaris expressou o seu apoio às vítimas dos incêndios que devastam desde segunda-feira a região grega de Ática e que já causaram pelo menos 74 mortos.

"Dia de luto nacional. Compaixão pelas famílias, coragem e força a todos. Deixem-nos ajudar como pudermos", escreveu o médio 'encarnado' na sua conta do Instagram.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+