Tempo
|
A+ / A-

Propostas dos Jesuítas. Ir de férias sem dar férias a Deus

20 jul, 2018 - 07:15 • Ângela Roque

Para que ninguém ponha Deus de parte durante as férias, os jesuítas criaram um novo projeto digital para o verão. Chama-se "Férias com Deus" e disponibiliza, todas as sextas-feiras até ao final de agosto, uma proposta semanal de oração.

A+ / A-

As férias são tempo de descanso, mas também de agitação, e as novas rotinas, longe do trabalho ou da escola, fazem com que muitas vezes a dimensão espiritual seja relegada para segundo plano ou até mesmo esquecida. Conscientes desta realidade, os Jesuítas decidiram dar uma ajuda e criaram o projeto "Férias com Deus"’.

“É uma proposta semanal de oração em que pretendemos proporcionar às pessoas que estão de férias este encontro com Deus. Estejam na praia, a passear no campo ou em família, este tempo de descanso e tranquilidade também pode ser aproveitado para isso”, explica à Renascença Rita Carvalho, do gabinete de comunicação dos Jesuítas.

Segundo esta responsável, a ideia do projeto surgiu da perceção que foram tendo de que as pessoas precisam a apreciam esta ajuda na oração.

“Na página de Facebook dos Jesuítas em Portugal, costumamos fazer propostas para tempos litúrgicos especiais, como o advento ou a quaresma, às vezes até aproveitando as propostas do Apostolado da Oração, a rede mundial de oração do Papa. Também já fizemos meditações diárias na nossa página, logo pela manhã, e sentimos que eram orações muito partilhadas e que as pessoas interagiam muito connosco, de acordo com aquilo que nós escrevíamos”. E foi isso que os levou a avançar.

Este momento de pausa e meditação é disponibilizado todas as sextas-feiras, até ao final de agosto. “São 10 minutos de oração”, diz Rita Carvalho, e são preparados a cada semana por uma pessoa diferente. “Pedimos a nove pessoas que colaborassem connosco, a quem demos completa liberdade”.

Por isso, todas as propostas são diferentes. “Há propostas que são uma leitura, outras que são mais conduzidas, com uma reflexão guiada e muito orientada, outras propostas têm pistas de oração para durante a semana, podem ser baseadas numa imagem, numa música. São nove propostas para nove semanas. Começámos na primeira sexta-feira de julho e iremos até ao final do mês de agosto”, explica Rita Carvalho.

A primeira proposta de oração, com o tema “Levar Deus para a praia”, teve a assinatura de Isabel Figueiredo, coordenadora de conteúdos religiosos da Renascença. Na segunda semana, a proposta foi assinada por Bento Oliveira, fundador do projeto digital "Imissio". Esta sexta-feira, na terceira semana do projecto, a proposta é da responsabilidade de Francisca Onofre, ligada a vários projetos de voluntariado e intitulada “O meu hit de verão”.

Da lista de colaboradores fazem ainda parte dois sacerdotes jesuítas – o padre Samuel Beirão, recentemente ordenado, e o padre Paulo Duarte, ligado à Pastoral do colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, ao qual está também ligado o casal João e Andreia Quintela, que assina uma das propostas.

Colabora ainda o padre Hugo Gonçalves, pároco do Campo Grande, em Lisboa, Mariana Viana Batista, antiga aluna do Colégio S. João de Brito, e o bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida.

A rubrica "Férias com Deus" pode ser consultada no Ponto SJ, o portal dos jesuítas em Portugal , e nas páginas oficiais de Facebook e Instagram.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+