Tempo
|
A+ / A-

Daniel Sá

Juve é dinheiro em caixa. "Marca Ronaldo vai duplicar de valor"

16 jul, 2018 - 12:45

Aposta ganha. É a conclusão de Daniel Sá, professor do IPAM e especialista por excelência no acompanhamento da valorização do universo CR7. Valor da marca do jogador que anda de novo nas bocas do mundo já ronda os 120 milhões de euros.

A+ / A-

Que Cristiano Ronaldo é o futebolista mais valioso do mundo já toda a gente sabe. Mas conseguirá manter a valorização constante e imparável de toda a marca pela qual dá a cara com a mudança de Madrid para Turim?

"Eu diria que, neste momento, tudo se prepara para que a marca continue a aumentar a sua projeção, tendo em conta o que tem sido a evolução nestes últimos 10 anos", começa por dizer, a Bola Branca, Daniel Sá, diretor do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) e especialista por excelência no acompanhamento do gigantesco universo que o internacional português construiu em torno da sua figura futebolística e que extravasa há muito o domínio desportivo.

Ora, foi através de um estudo deste mesmo IPAM, em janeiro deste ano, que se ficou a perceber que a marca Ronaldo já rondava os 102 milhões de euros. De lá para cá, cresceu e, pela previsão de Daniel Sá, tem tudo para continuar numa curva ascendente:

"Estimamos que, ainda antes do Mundial 2018, a marca Cristiano Ronaldo já andaria pelos 120 milhões, porque, desde janeiro, lá veio mais uma distinção como melhor jogador do mundo, mais uma Liga dos Campeões. Esta transferência do Real Madrid para a Juventus coloca Ronaldo de novo no centro de todas as atenções. A sua popularidade é cada vez maior, os mercados que alcança são cada vez mais vastos".

"Marca Ronaldo pode duplicar o seu valor"

Aos 33 anos, o madeirense muda o "habitat" natural, quer ao nível desportivo quer de negócio, para uma realidade em que terá, no papel, mais condições para se manter ao mais alto nível do futebol. Aliando a isso o peso da "máquina" financeira que rodeia a figura de Ronaldo, Daniel Sá é claro.

"Se pensarmos num percurso natural, não tenho dúvidas em afirmar que, nestes quatro anos, provavelmente, a marca pode duplicar - ou até mais - o seu valor", projeta, fazendo cair uma teoria algo falaciosa.

O "motor das redes sociais", esse "impulso tremendo"

Ronaldo muda-se da Liga Espanhola para a Serie A italiana e já há quem perspetive que terá tudo a perder, com a diferença de competitividade entre os dois campeonatos. Algo que para o diretor do IPAM é rotulado de "fenómeno curioso" e que é argumentado por, porventura, quem não conheça a dimensão do futebol italiano ou a sua história - primeiro campeonato de "estrelas", primeiro país a ter os estádios mais modernos da Europa, primeiro a tratar o futebol como negócio e primeiro a ter das mais avançadas transmissões televisivas.

"Falamos, do ponto de vista objetivo, que Ronaldo abandona a Liga Espanhola e vai para a Liga Italiana. Tecnicamente, é verdade mas do ponto de vista de mercado, não tem muito sentido. Qualquer uma das competições é consumida a nível global. Tudo isto me leva a crer que com o aumento exponencial do poder de maximizar informação por parte das redes sociais, acredito que esta marca não vai parar e que vai duplicar, num curto espaço de tempo", salienta.

Ora, e é precisamente com a profusão, alcance e impacto dessas mesmas redes sociais que Ronaldo terá ainda muito mais a ganhar. Daniel Sá explica porquê.

"Se recuarmos 10, 20, 30 anos, reconhecemos excelentes jogadores, cada um na sua época mas cuja visibilidade estava exclusivamente reservada à televisão, rádio e jornais. Os dois fatores que explicam este crescimento tremendo da marca, têm a ver com o sucesso desportivo individual e coletivo de Cristiano Ronaldo, porque explodiu do ponto de vista de conquistas e, em simultâneo, há este motor das redes sociais, que tem sido de um impulso tremendo. Ronaldo já não deve estar muito longe de ter 400 milhões de seguidores nas redes sociais. Não há nenhum clube com estes números ou nenhum atleta ou nenhuma marca ou empresa com estes números", recorda.

Ronaldo recebido em euforia pelos adeptos da Juventus
Ronaldo recebido em euforia pelos adeptos da Juventus

"Ratio" entre salários e receitas comerciais

Ronaldo custou aos cofres da Juventus um valor acima dos 100 milhões de euros e vai "cobrar", por quatro anos de contrato, qualquer coisa como 120 milhões de euros. Há, é certo, um aumento salarial quanto ao rendimento desportivo mas são e continuarão a ser as receitas extra-campo a ter maior peso na fortuna do capitão da Seleção Nacional.

Até à transferência agora anunciada para a Juventus, nos últimos anos, o peso dos benefícios comerciais estavam a ser maiores do que os seus benefícios de rendimento e salário do Real Madrid. Ronaldo vai ter agora um ordenado consideravelmente melhorado e isso vai equilibrar a balança. Mas Ronaldo tem contratos com cerca de 50 multinacionais pelo mundo inteiro. Tendencialmente, vamos cair para um cenário, nos próximos anos, onde o peso das receitas comerciais e de imagem de Ronaldo provavelmente vão representar 60%-70% das suas receitas. O rendimento desportivo, aqui, passa até a ser a componente de menor importância no rendimento global do atleta.

Ronaldo, o "às de trunfo" para efetivar a globalização da Juve

E a Juventus, onde fica no meio disto tudo? Importa não esquecer, relembra Daniel Sá, o investimento maciço que o emblema de Turim tem feito, nos últimos anos, na globalização da sua própria marca.

Por isso, estamos perante o "casamento" perfeito: aproveita a Juve, aproveita Ronaldo.

"A Juventus, nos últimos cinco anos, terá sido provavelmente a equipa de topo europeia que mais tem apostado nestas realidades. Teve a coragem de mudar o próprio símbolo, há cinco anos, na tentativa de o tornar mais atrativo para vários segmentos e mais rejuvenescido. Esta "vecchia signora" - "velha senhora" - está cada vez mais jovem e mais charmosa. Para além disso, tem um estádio novo, tem um documentário sobre os seus bastidores no NetFlix. Tudo isto faz parte de uma estratégia muito forte de aposta de relançamento da Juventus a nível mundial e Cristiano Ronaldo é uma espécie de ás de trunfo para amplificar o trabalho que a Juventus tem vindo a fazer nos últimos anos", remata.

Cristiano Ronaldo é apresentado oficialmente como reforço da Juventus às 17h30 desta segunda-feira, em Turim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+