Tempo
|
A+ / A-

Emigrante português em Inglaterra morre após detenção policial

11 jul, 2018 - 14:56

Polícia britânica admite ter usado gás pimenta durante a detenção, na sequência de um alerta sobre distúrbios domésticos.

A+ / A-

Um português de 40 anos, residente em Inglaterra, morreu esta semana depois de ter sido detido pela polícia.

As autoridades britânicas foram chamadas a resolver um caso de distúrbio doméstico, na zona de Oldham, em Manchester. Em comunicado, a polícia local informa que, durante a detenção do homem, foi usado gás pimenta.

O detido foi transportado para a esquadra de Ashton, "no entanto, à chegada estava inconsciente na traseira do carro patrulha", tendo sido "levado ao hospital onde foi declarado o óbito".

Contactada pela Renascença, a Secretaria de Estado das Comunidades confirma o episódio e garante que o consulado português em Manchester está em contacto com as autoridades britânicas para apurar os contornos deste caso.

A polícia do Reino Unido anunciou entretanto uma investigação independente a ser conduzida pelo gabinete de conduta policial (IOPC, sigla em inglês) para apurar o que aconteceu. Uma equipa de investigadores já esteve na zona de residência da vítima a falar com testemunhas e vai analisar as imagens captadas pelas câmaras que os agentes são obrigados a usar junto ao corpo em horário de expediente.

As autoridades acrescentam que a família do cidadão português "está a receber apoio de agentes especializados neste momento difícil".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+