Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há três opções para resgatar as crianças tailandesas. E são todas complicadas

05 jul, 2018 - 19:17

Mergulhador da Marinha explica as hipóteses em cima da mesa. Tenente Alexandre Oliveira compara este caso extremo ao dos mineiros chilenos, mas com a agravante de ser em meio aquático.

A+ / A-
Alexandre Oliveira - criancas Tailandia D5

O tenente Alexandre Oliveira, comandante do Destacamento de Mergulhadores Número 2 da Marinha, explica as três opções em cima da mesa para resgatar as 12 crianças que estão presas há vários dias numa gruta da Tailândia.

Em declarações à Renascença, Alexandre Oliveira explica os procedimentos estão nesta altura a ser adotados pelas equipas de salvamento.

“Primeiro, ensinar as crianças a mergulhar. A segunda opção, é continuar a unir esforços no sentido de bombear toda água que se encontra dentro das grutas, por forma a que as crianças sejam retiradas sem a necessidade de mergulhar, mesmo que para tal tenho que nadar ou flutuar com recurso a coletes salva-vidas. A terceira hipótese e mais remota é a busca de alternativas na montanha que permitam o acesso de equipas de resgate.”

O tenente Alexandre Oliveira lembra que, em alguns pontos da gruta, as galerias são tão estreitas que não é possível passarem duas pessoas ao mesmo tempo. A solução é ensinar as crianças a respirar debaixo de água por meios artificiais.

“Existem zonas em que isso não será possível: o mergulhador e a criança têm que passar um à frente do outro. O que está a ser feito é uma adaptação das crianças ao meio aquático, ao respirarem através de uma máscara facial. A opção recaiu pela máscara facial porque permite uma respiração mais natural, pelo nariz ou pela boca, ao contrário do tradicional regulador de mergulho, em que a respiração é única e exclusivamente feita pela boca.”

“Estamos bem”. Novo vídeo mostra meninos tailandeses a receber cuidados médicos
“Estamos bem”. Novo vídeo mostra meninos tailandeses a receber cuidados médicos

O tenente Alexandre Oliveira sublinha a singularidade deste caso e do resgate, e faz uma comparação com o salvamento dos mineiros chilenos, em 2010.

“Este é um caso extremamente complexo, porque temos aqui uma variável que pode ser comparável com a dos mineiros chilenos que estiveram também soterrados, mas estavam em ambiente seco. Aqui, temos mais essa adversidade da água. É uma mistura de dois casos extremos de salvamento de vidas humanas”.

Lembra outro caso, ocorrido há vários anos, de um tripulante de um navio que foi resgatado com recurso a uma máscara facial.

“Há uns anos tivemos uma situação mediática em que o tripulante de um navio foi encontrado com vida. Após o naufrágio ele ficou dentro do navio numa bolsa de ar. Foi também utilizada uma máscara facial similar à que vai ser usadas pelas crianças e ele, sem ter tido qualquer contato com o mergulho, foi retirado em segurança. Mas reforço que eram condições que não são comparáveis”, refere o comandante do Destacamento de Mergulhadores Número 2 da Marinha.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+