Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Naufrágio ao largo da Líbia deixa 63 migrantes desaparecidos

03 jul, 2018 - 06:36

É um número a juntar-se à contagem feita pela OIM, segundo a qual mais de 200 migrantes morreram nesta costa só durante o fim de semana. GNR resgatou 47 ao largo da Grécia.

A+ / A-

Estão desaparecidos 63 migrantes ao largo da costa da Líbia. A embarcação em que seguiam naufragou no domingo, avança esta terça-feira a agência de notícias France-Presse.

Segundo testemunhos dos 40 sobreviventes resgatados pelas autoridades líbias, e que usavam coletes salva-vidas, mais de cem migrantes estavam a bordo da embarcação que afundou, a cerca de 50 quilómetros a leste de Tripoli (em Garaboulli).

A informação é avançada à France-Presse pelo porta-voz da marinha líbia, que cita os sobreviventes.

No domingo à noite, a Organização Internacional das Migrações (OIM) divulgou o número de migrantes que morreram afogados ao largo da Líbia durante o fim de semana: 204, entre os quais três bebés.

O número eleva para mais de mil o total de afogamentos de migrantes em todo o Mediterrâneo este ano.

Também no domingo, um pequeno barco de borracha repleto de migrantes virou-se com cerca de 41 pessoas a bordo, que sobreviveram após serem resgatadas.

GNR resgata 47 migrantes na Grécia

Na segunda-feira, a Unidade de Controlo Costeiro da GNR resgatou, no mar Egeu, 47 pessoas, dos quais 35 homens, 10 mulheres, uma das quais grávida, e duas crianças.

Os militares estavam destacados na ilha de Samos-Grécia, no âmbito da missão da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX).

Segundo comunicado da GNR, uma equipa de vigilância detetou, através dos equipamentos de visão térmica, uma embarcação insuflável de cerca de 10 metros, tendo de imediato sido dado o alerta à embarcação que se encontrava a patrulhar a área.

Um dos migrantes já se encontrava na água com sintomas de exaustão e hipotermia. Os militares acompanharam a embarcação com os restantes migrantes até terra, onde foram encaminhados em segurança para as autoridades locais.

O principal objetivo da operação FRONTEX é prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento.

Quanto vale um migrante?
Quanto vale um migrante?
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+