Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dívida recorde? Costa diz que as contas fazem-se no final

02 jul, 2018 - 21:56

Questionado sobre o impacto da crise no Governo alemão na política europeia sobre migrações, o primeiro-ministro preferiu reiterar a necessidade de enfrentar esta questão em conjunto.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, desvaloriza o aumento da dívida pública para um novo máximo histórico, de acordo com os dados do Banco de Portugal relativos a maio.

O chefe do Governo foi questionado à saída de um encontro em Lisboa com o seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, mas António Costa diz que as contas fazem-se anualmente e mantém os objetivos traçados.

“A trajetória da dívida é conhecida. Esse ano, pelo segundo ano consecutivo iremos reduzir a nossa dívida. A evolução da dívida mede-se anualmente e não pela conjuntura do mês, porque as operações são diversas ao longo do ano”, explica o primeiro-ministro.

“O nosso objetivo é manter uma redução do défice, manter um saldo primário positivo e continuar a trajetória de redução da dívida, como consta no Orçamento e no Programa de Estabilidade”, salientou.

A dívida pública na ótica de Maastricht, calculada de acordo com a definição utilizada no Procedimento dos Défices Excessivos, atingiu em maio um novo máximo em termos brutos, de 250,3 mil milhões de euros, revelou esta segunda-feira o Banco de Portugal.

António Costa, que foi também questionado sobre o impacto da crise no Governo alemão na política europeia sobre migrações, preferiu reiterar a necessidade de enfrentar esta questão em conjunto.

“Solidariedade na partilha das responsabilidades de assegurar proteção internacional de quem dela carece, cientes que não podem ser Itália, Malta, Espanha e Grécia a assumir exclusivamente uma responsabilidade que tem de ser dos 28 Estados-membros da União Europeia. Juntos podemos fazer mais do que isoladamente. Portugal, todos os anos, tem um investimento muito significativo na ajuda pública ao desenvolvimento, mais de 300 milhões de euros”, argumenta o primeiro-ministro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+