Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha

Merkel evita crise política com novas medidas sobre imigração

02 jul, 2018 - 21:19

Vão ser criados "centros de trânsito" na Alemanha a partir dos quais os migrantes serão devolvidos aos países de origem, explica a chanceler, que conseguiu travar uma crise política de dimensões imprevisíveis.

A+ / A-

A chanceler alemã, Angela Merkel, conseguiu evitar a demissão do seu ministro do Interior, Horst Seehofer, e travar uma crise política que poderia, em último caso, levar à queda do Governo por causa das políticas de imigração.

No final de uma longa reunião com Angela Merkel, o ministro declarou que foi alcançada uma solução sustentável para estancar a entrada de imigrantes na fronteira com a Áustria.

Horst Seehofer anunciou que vai continuar no cargo depois deste acordo entre a CDU, de Angela Merkel, e o partido irmão da Baviera CSU.

Angela Merkel considera que foi alcançado um “muito bom” compromisso sobre imigração com a CSU, que é liderado por Seehofer.

Vão ser criados "centros de trânsito" na Alemanha a partir dos quais os migrantes serão devolvidos aos países de origem, explicou a chanceler.

A secretária-geral da CDU, Kramp-Karrenbauer, adianta que o acordo vai evitar que migrantes registados noutros países possam entrar na Alemanha.

O terceiro parceiro da coligação governamental, o social-democrata SPD, ainda tem de dizer se concorda com os termos do acordo.

O compromisso prevê que os futuros solicitadores de asilo que chegam à Alemanha, mas que já estejam registados em outros Estados da União Europeia, sejam conduzidos para 'centros de trânsito', diretamente na fronteira, e já não repartidos pelo conjunto do país.

Quando os seus dossiers estiverem analisados, serão reenviados, a partir destes centros, onde terão de permanecer, para os países da União Europeia de onde vieram.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+