Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​D. Ilídio Leandro não nega “sacramento da comunhão a quem esteja em paz com Deus”

01 jul, 2018 - 11:15 • Liliana Carona

Na despedida, o bispo que resigna devido a problemas de saúde apresenta um documento dirigido às famílias que, entre outros aspetos, foca o acolhimento dos recasados.

A+ / A-
Bispo de viseu despedida - Liliana Carona D1

Decorreu este domingo, na Sé de Viseu, uma cerimónia de despedida e de homenagem a D. Ilídio Leandro, exatamente no dia da diocese.

Para D. Ilídio Leandro, é momento de agradecer depois de 12 anos como bispo de Viseu e de 30 como sacerdote.

“Agradeço ao Papa, à diocese, a Deus o dom da vida, por me ter possibilitado esta experiência magnífica, belíssima, que me deu a alegria de me sentir realizado como bispo ao longo destes anos.”

Na despedida, o bispo que resigna devido a problemas de saúde apresenta um documento dirigido às famílias e que, entre outros aspetos, foca o acolhimento dos recasados.

“Não é negado o sacramento da comunhão a ninguém que esteja em paz com Deus e com os outros”, é uma das últimas diretivas de D. Ilídio Leandro.

“A comunhão sacramental na Igreja e através da eucaristia é sempre fonte de paz. Se a pessoa concluir que todas as feridas abertas pela relação anterior foram saradas, pois a pessoa sentir-se-á em paz também com Deus e poderá comungar”, sublinha o bispo.

O dia da Dedicação da Catedral, assinalado a 22 de julho, marcará a entrada solene de D. António Luciano na catedral como bispo de Viseu, sucedendo a D. Ilídio Leandro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+