Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Itália rejeita receber mais um navio com migrantes

30 jun, 2018 - 15:23

Grupo de 60 pessoas foi resgatado ao largo da Líbia por uma embarcação de uma organização humanitária.

A+ / A-

O Governo de Itália recusa receber o navio “Open Arms”, que resgatou cerca de 60 pessoas migrantes no Mediterrâneo.

A bordo estão quatro menores acompanhados pelos pais, cinco mulheres e 53 homens, que partiram da Líbia, num barco insuflável, rumo à Europa.

O ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, já publicou uma mensagem nas redes sociais a avisar que não vai abrir os portos do país ao navio “Open Arms”, que pertence a uma organização não-governamental espanhola.

Salvini argumenta que Malta fica mais perto e que os migrantes deviam ter sido ajudados pela guarda costeira da Líbia, para não terem que ir para território europeu.

“Stop à máfia do tráfico de seres humanos: quanto menos pessoas partem, menos pessoas morrem”, escreve o ministro italiano, que também é líder do partido Liga, de extrema-direita.

Depois do "Aquarius" e do "Lifeline", este é mais um caso de um navio com migrantes à procura de um porto para atracar.

A posição de força da Itália voltou a colocar o problema das migrações na agenda da União Europeia.

No conselho europeu desta semana, os chefes de Estado e de Governo aprovaram um conjunto de medidas, com destaque para a criação em território comunitário centros para acolher migrantes resgatados em águas europeias.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+