Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Acordo europeu para gerir migrações "é o possível", defende Marcelo

29 jun, 2018 - 13:25

Conselho Europeu chegou a consenso para criar centros de resgate e plataformas de desembarque para os migrantes que tentam chegar à UE.

A+ / A-

É "o acordo possível". Assim defendeu esta sexta-feira o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre o entendimento a que os líderes europeus alcançaram esta madrugada para gerir a crise migratória que a união enfrenta.

"Foi o acordo possível. Neste caso é preferível um acordo que não é o ideal a não haver acordo", defende Marcelo. "Este acordo é importante porque representa uma tentativa para que não haja não só divisões na Europa mas também para que não haja posições radicais na Europa em relação aos migrantes e isso é positivo", sublinhou.

Sobre a vontade de alguns Estados-membros em ir mais além, o chefe de Estado lembra que, "quando se está a fazer um esforço de conjugação de esforços, há que fazer cedências recíprocas e aquilo a que se chegou é um passo sensato, porque permite resolver, na base do acordo entre os Estados diretamente envolvidos, problemas concretos e esse é um bom caminho".

Sob o consenso alcançado no Conselho Europeu entre ontem e hoje, a União Europeia vai criar plataformas para o desembarque de migrantes e refugiados nos Estados-membros bem como reforçar o controlo das fronteiras externas, entre outros passos.

Na opinião da presidente do Conselho Português para os Refugiados, Teresa Tito de Morais, a criação de centros de acolhimento é uma boa ideia, mas é preciso distingui-los de campos de refugiados.

"Centros de acolhimento que possam fazer uma certa triagem são úteis para depois as pessoas serem recebidas em todo o país, [mas] centros de acolhimento é diferente de campos de refugiados", sublinha em declarações à Renascença. "Nós batemo-nos desde sempre para que acabassem os campos de refugiados, porque não oferecem condições de segurança e porque dentro deles é que funcionam as redes de tráfico."

Para Teresa Tito de Morais, é desejável que Portugal não venha a ter um ou mais campos de refugiados. "A política que tem sido seguida até agora, de descentralização e de distribuir as pessoas pelo país, parece-me a mais indicada."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 29 jun, 2018 16:50
    Ha por aqui quem diga que o canal das putas vai mandar gente pro rock in rio so pro professor marcelo tirar tirar o brilho aos xutos!

Destaques V+