Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Há crianças de três anos presentes a tribunal sozinhas para serem deportadas

28 jun, 2018 - 17:32

Mais de 2.000 crianças separadas dos pais ou dos familiares com quem viajavam enfrentam audiências de deportação.

A+ / A-

Com o prazo a apertar para a Casa Branca voltar a reunir as famílias de migrantes separadas nos últimos meses na fronteira dos EUA com o México, foi denunciado esta quinta-feira que há crianças a receberem ordens para se apresentarem em tribunal sozinhas, sem progenitores nem guardiões legais, para as audiências em que será decidida a sua deportação.

As informações estão a ser avançadas por advogados que estão a lidar com casos destes nos estados do Texas, da Califórnia e em Washington D.C.

O canal NBC aponta que obrigar menores que viajam desacompanhados a enfrentarem estas audiências sozinhos não é uma prática nova.

Contudo, desde que a administração de Donald Trump pôs em marcha a sua política de "tolerância zero" contra a imigração - que passa, sobretudo, por separar crianças dos seus familiares adultos - tem havido cada vez mais crianças, algumas com apenas três anos, a serem presentes a tribunal sem a presença de qualquer adulto responsável por elas.

Neste momento, aponta a mesma estação televisiva, há mais de 2000 crianças que provavelmente terão de lidar com estes processos judiciais sozinhas, enquanto tentam gerir o trauma de terem sido separadas dos pais ou de outros familiares e colocadas em centros de detenção na fronteira com o México.

"Recentemente estivemos a representar uma criança de três anos em tribunal que tinha sido separada dos pais e, no meio da audiência, a criança começou a subir para cima da mesa", relata Lindsay Toczylowski, diretora executiva do Centro de Defensores Legais de Imigrantes, com sede em Los Angeles. A situação, aponta, "deixou a descoberto a absurdidade do que está a ser feito a estas crianças".

Contactada pela NBC e por outros meios de comunicação norte-americanos, a agência de imigração dos EUA, correspondente ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras português, que está a cargo das deportações de imigrantes que entram clandestinamente no país, não respondeu às perguntas que lhe foram enviadas sobre estes casos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • M rodrigues
    29 jun, 2018 Leiria 02:13
    Que notícia mais ignorante uma criança tem carta de conducao sabe a que horas o vão buscar deve ser muito inteligente pobres país que se sacrificaram para ele estudar

Destaques V+