Tempo
|
A+ / A-

Papa aceita a resignação de mais dois bispos chilenos

28 jun, 2018 - 14:00 • Ângela Roque

Apenas num dos casos existe ligação ao caso de abusos praticados pelo padre Karadima, no Chile. Em maio o episcopado chileno apresentou em massa a sua resignação.

A+ / A-

O Papa aceitou esta quinta-feira a renúncia de mais dois bispos do Chile, divulgou a sala de imprensa da Santa Sé, mas só num dos casos o afastamento está relacionado com o escândalo de abusos sexuais na Igreja chilena. Trata-se do até agora bispo de Talca, para onde Francisco já nomeou um administrador apostólico. Na outra diocese, a de Rancágua, a renúncia teve a ver com a idade do bispo titular, que já tem 78 anos.

Foi em maio que todos os 34 bispos chilenos colocaram os seus cargos à disposição do Papa, que os chamou de emergência ao Vaticano, depois de se ter provado que muitos deles encobriram, ao longo dos anos, os abusos praticados pelo padre Karadima, que já foi julgado.

Até agora o Papa Francisco aceitou a resignação de quatro bispos. A mais recente, esta quinta-feira, foi a Alejandro Goić Karmelić, que estava à frente da diocese de Rancagua. No passado dia 11 de junho foram aceites as do bispo de Osorno, Juan Barros, a do bispo de Puerto Montt, Cristián Caro Cordero, e a do bispo de Valparaíso, Gonzalo Garcia de Cortázar.

O bispo Juan Barros esteve particularmente envolto em polémica, quando o Papa visitou o Chile, em janeiro passado, por, alegadamente, ter silenciado sucessivos abusos que terão ocorrido durante vários anos num seminário e noutros locais relacionados com a Igreja.

Durante a visita papal, houve várias manifestações de fiéis leigos da diocese de monsenhor Barros, entre os quais algumas das vítimas desses abusos, que tentaram, sem sucesso, expor o caso junto de Francisco.

Em abril, o Papa admitiu ter cometido “erros graves” na avaliação do escândalo e convidou as vítimas que tinha desacreditado a ir a Roma, para que lhes pudesse pedir perdão.

Em maio, Francisco chamou ao Vaticano todos os 34 bispos chilenos para discutir o assunto. Foi no fim desse encontro que todos os prelados chilenos colocaram os seus lugares à disposição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+