Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha

Restauro de escultura foi longe demais

26 jun, 2018 - 19:16

Imagem de S. Jorge só precisava de uma limpeza, mas um artesão de Navarra pintou e submeteu a peça a um restauro "excessivo”.

A+ / A-

Veja também:


Aconteceu novamente em Espanha. Uma operação de restauro de uma escultura em madeira do recheio de uma igreja foi longe demais.

Desta vez, a "vítima" foi uma imagem de S. Jorge montado num cavalo a lutar contra um dragão, datada do século XVI.

A peça da igreja de San Miguel de Estella, na província espanhola de Navarra, foi restaurada sem autorização do Serviço de Património Histórico de Navarra e o resultado não foi o melhor.

Sem consultar o episcopado, o pároco local encarregou uma oficina de artesanato do trabalho de reparação.

A escultura só precisava de uma “limpeza”, mas foi pintada e submetida a um restauro “excessivo”, dizem os peritos do Serviço de Património Histórico de Navarra citados pelo jornal “La Vanguardia”.

As autoridades estão agora a tentar perceber se será possível restituir a imagem de S. Jorge ao seu aspeto original.

A polémica faz lembrar um outro caso, ocorrido em 2012, de um restauro da pintura “Ecce Homo”, em Saragoça, realizado por uma paroquiana de 80 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+