Tempo
|
A+ / A-

Nível de vida em Portugal está em queda há 15 anos

21 jun, 2018 - 16:23 • Sandra Afonso

Gerações mais novas ganham menos e gastam menos que os pais. Conclusões são do Banco de Portugal.

A+ / A-

As novas gerações portuguesas estão a perder qualidade de vida. Os mais jovens ganham menos e gastam menos que os pais, uma desigualdade que se acentua há 15 anos.

É esta a principal conclusão de um estudo publicado esta quinta-feira por economistas do Banco de Portugal, que tem por base inquéritos aos orçamentos familiares do Instituto Nacional de Estatística, recolhidos entre 2000 e 2015.

A segunda é que estudar compensa. Quem tem o secundário ou formação superior apresenta, em média, rendimentos cinco vezes superiores e consumos três vezes maiores que as restantes famílias.

No entanto, cada geração regride face à anterior. O pai licenciado ganhava mais com a mesma idade e consumia mais que o filho, hoje também licenciado. Quando chegar à mesma idade, o irmão mais novo já não vai conseguir o mesmo salário nem gastar o mesmo. Conclusões semelhantes repetem-se nos nos restantes níveis de escolaridade.

O estudo conclui ainda que a desigualdade de rendimentos aumenta com a idade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Duarte
    24 ago, 2018 Braga 19:01
    Ai agora a culpa é dos portugueses que: "não votam ou não têm cidadania", apontassem masé o dedo a quem andou a roubar e a delapidar Portugal seus camelos e aí é que eram finos
  • É o que merecemos
    21 jun, 2018 Cá 19:01
    Só temos o que merecemos por não termos cidadania, não nos envolvermos nos assuntos, deixar-mos andar, ir cada vez menos votar e depois de cumprir esse frete, passarmos o tempo a reclamar nas redes sociais, nos cafés, nos fóruns, até às próximas eleições onde repetimos o mesmo erro e recomeçamos o ciclo de lamurias. Uma Sociedade Civil organizada e informada, com capacidade para multiplicar as Iniciativas Legislativas de Cidadãos, organizar boicotes e campanhas de Desobediência Civil, e de fiscalizar exaustivamente o cumprimento de promessas eleitorais mediante criação dum Observatório que analise a governação e ponha acções populares contra os governos aldrabões, punha os políticos em sentido. Infelizmente, basta um jogo de bola, um episódio especial da novela, ou qualquer cena mais "quente" na casa dos Segredos e a cidadania vai para o espaço. E lá voltamos às lamurias nas redes sociais...
  • Anónimo
    21 jun, 2018 17:51
    Votassem melhor e não deixassem que vos roubassem o que é vosso por direito! Tugas burros... E os vossos filhos e netos é que pagam.
  • Alfredo
    21 jun, 2018 Beirã 16:39
    A sério? Então não acabou a austeridade??

Destaques V+