Tempo
|
A+ / A-

Crianças separadas dos pais na fronteira EUA-México forçadas a tomar calmantes

21 jun, 2018 - 12:06

Denúncia consta de uma queixa crime apresentada por um grupo de direitos humanos contra a administração Trump.

A+ / A-

As crianças separadas dos pais na fronteira entre os Estados Unidos e o México e colocadas num centro de detenção de Houston estarão a ser medicadas com psicotrópicos de forma regular.

O caso foi denunciado esta quinta-feira pelo Center for Human Rights, um grupo de defesa dos direitos humanos norte-americano que hoje apresentou uma ação judicial contra a administração de Donald Trump num tribunal de Los Angeles, na Califórnia.

Na denúncia, delineada num documento de 25 páginas, a organização acusa a instalação gerida pelo Governo federal de violar a lei, ao administrar poderosos medicamentos psiquiátricos a menores sem indicação clínica e sem o consentimento dos pais ou encarregados de educação.

Contactados pela agência Reuters, os administradores do centro de detenção de Houston, no estado do Texas, remeteram-se ao silêncio.

Em declarações à Renascença, a presidente da Unicef Portugal defende uma investigação rigorosa por parte da Justiça norte-americana. Para Beatriz Imperatori, estamos perante um caso que, a ser verdade, é muito grave.

"Se isto assim for, é de facto uma prática grave. As entidades competentes devem abrir imediatamente um inquérito."

A responsável pela agência da ONU para as crianças em Portugal defende ainda que a prioridade deve ser a reunificação das famílias que foram separadas nos últimos meses sob a chamada política de "tolerância zero" seguida pela administração Trump.

"Ficamos satisfeitos que tenha havido a reversão dessa política e a execução da mesma no terreno. É preciso agora tomar atenção a todas as crianças que estão separadas das suas famílias e dos seus pais, que devem voltar o mais rapidamente para as suas famílias e os que as acompanhavam."

[Notícia atualizada às 14h50]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    27 jun, 2018 12:24
    Defender Trump nas caixas de comentários estando em Portugal usufruindo de coisas contra as quais Trump se opõe (como um serviço nacional de saúde e leis sobre o porte de arma que fazem com que Portugal não tenha tiroteios em escolas) é de uma hipocrisia sem precedentes. Emigrar para lá que é bom está quieto...
  • Anónimo
    27 jun, 2018 12:22
    Só falta o comentador António dizer que a Coreia do Norte é uma "república popular democrática".
  • antonio
    22 jun, 2018 portugal 18:47
    Trump já assinou lei a evitar a situação. Notícia ultrapassada. Hitler do partido nacional Socialista, sim tem semelhanças com outros socialistas.
  • Jorge
    22 jun, 2018 Seixal 15:45
    Os estados unidos estão a tornar-se num país fascista e pelo comentário do L.M. 21 jun, 2018 Local 15:16 em Portugal também tem alguns apoiantes. A politica do Trump, cada vez mais se assemelha à de Hitler, quando este subiu ao poder.
  • Anónimo
    21 jun, 2018 17:33
    L.M. ou Luís Manuel? Os racistas deviam ser mais coerentes quando assinam.
  • Anónimo
    21 jun, 2018 15:43
    Aos monstros do ICE desejava-lhes bem mais que um calmante...
  • Anónimo
    21 jun, 2018 15:40
    Luís Manuel, não passas de lixo racista. Não mereces ser apelidado de humano! Tudo o que a escumalha do ICE faz a imigrantes desejo-te o dobro a ti! Metes nojo! Não mereces viver em Portugal!
  • L.M.
    21 jun, 2018 Local 15:16
    Fazeis de tudo para difamar o homem. Se fosse uma girafa a ganhar as eleições ficavam os jornalistas todos contentes. Era uma animação!
  • Luis Manuel
    21 jun, 2018 USA 14:09
    Calúnias.. go Trump.

Destaques V+