Tempo
|
A+ / A-

Bispo de Coimbra enaltece força da esperança da população afetada por incêndios de Pedrógão Grande

17 jun, 2018 - 16:14

D. Virgílio Antunes celebrou missa. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram presentes.

A+ / A-

O bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes, enaltece a "fortaleza interior" e a força da esperança da população afetada pelos incêndios de Pedrógão Grande, Leiria, ocorridos há precisamente um ano.

"Agradecemos o testemunho de fortaleza interior dado por este povo a uma sociedade débil nas suas convicções e o grande espírito de serviço, a atenção aos outros e a coragem para enfrentar as situações difíceis", disse o prelado na sua homilia, na missa em memória das vítimas do incêndio, que celebrou na igreja de Pedrógão Grande.

Com o Presidente da República e o primeiro-ministro a assistir nos bancos da frente, D. Virgílio Antunes salientou que a tragédia de há um ano ensinou muito sobre o que há a fazer "no domínio do urbanismo, ordenamento do território, meios de defesa e combate, na reflorestação e nas comunicações" para prevenir situações futuras.

O incêndio que deflagrou há um ano em Pedrógão Grande (distrito de Leiria), em 17 de junho, e alastrou a concelhos vizinhos provocou 66 mortos e cerca de 250 feridos.

As chamas, extintas uma semana depois, destruíram meio milhar de casas, 261 das quais habitações permanentes, e 50 empresas.

Em outubro, os incêndios rurais que atingiram a região Centro fizeram 50 mortes, a que se somam outras cinco registadas noutros fogos, elevando para 121 o número total de mortos em 2017.

"O mais surpreendente nisto tudo é que não morreu a esperança nestes homens e mulheres que viram a destruição à sua frente, sentiram a morte tocar a sua família e experimentaram a noite bem escura", disse o bispo de Coimbra.

O prelado frisou que a tragédia ensinou ainda mais "o valor da pessoa humana em todas as situações, mas particularmente nas necessidades e no valor da solidariedade humana e material, o valor da proximidade expressa em gestos bem sentidos e visíveis e palpáveis".

"Dificilmente se poderia encontrar maior sintonia e melhor comunhão, solidariedade e amor ao próximo como se construiu à volta desta causa. Ninguém ficou de fora!", sublinhou.

Referindo que a celebração do primeiro aniversário dos trágicos acontecimentos está marcada pelo "sabor da dor e da saudade", Virgílio Antunes ressalvou que a população está também marcada pela "força da esperança".

"Todos sentimos o dever de trabalhar em favor de uma ecologia integral que respeite as legítimas aspirações das populações destas regiões interiores, que respeite o meio ambiente, que promova uma economia sustentável e que possibilite o acesso a bens e serviços essenciais em pé de igualdade com outros cidadãos", apelou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+