Tempo
|
A+ / A-

Kim e Trump já chegaram a Singapura para encontro histórico

10 jun, 2018 - 09:41 • Reuters

O encontro entre os dois líderes tinha sido previsto para mais cedo e chegou a ser cancelado, mas agora parece que se vai finalmente realizar.

A+ / A-
O que sairá da cimeira com Kim? Trump saberá "em apenas um minuto"
O que sairá da cimeira com Kim? Trump saberá "em apenas um minuto"

Os líderes da Coreia do Norte e dos Estados Unidos, Kim Jong-un e Donald Trump, já chegaram a Singapura, para a cimeira histórica que se realiza no dia 12.

Kim Jong Un foi o primeiro a chegar, com Donald Trump a aterrar algumas horas depois.

Ambos os líderes foram recebidos pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Singapura, Vivian Balakrishnan. Nas suas primeiras palavras oficiais, Kim elogiou o papel desempenhado pelos anfitriões, dizendo que caso a cimeira seja um sucesso o papel de Singapura será recordado. Donald Trump limitou-se a dizer que se sentia "muito bem" com esta cimeira.

A delegação de Trump inclui o secretário de Estado Mike Pompeo, o conselheiro de Segurança Nacional John Bolton e o chefe de gabinete, o general John Kelly. Viaja também a chefe do gabinete de imprensa Sarah Sanders.

O encontro, marcado para terça-feira na ilha turística de Sentosa, será a primeira vez que os líderes dos dois países se encontram pessoalmente. Nunca houve sequer uma conversa telefónica entre os chefes de Estado americano e norte-coreano, países que estiveram em guerra entre 1950 e 1953.

Em cima da mesa, nesta cimeira, está o programa nuclear da Coreia e a paz na península coreana. A Coreia do Norte passou décadas a desenvolver armas nucleares, culminando no teste de um engenho termonuclear em 2017. Conseguiu também testar, com sucesso, mísseis com alcance suficiente para atingir o continente americano.

Os testes surgiram durante uma campanha de “máxima pressão”, liderada pelos Estados Unidos, que levou ao apertar das sanções contra a Coreia do Norte e levantou a possibilidade de ações militares.

Numa mensagem de Ano Novo, Kim disse que o seu país tinha completado o desenvolvimento do seu programa nuclear e que se concentraria agora no desenvolvimento económico, sugerindo um encontro com a Coreia do Sul.

Depois de uma série de contactos entre as duas coreias, as autoridades da Coreia do Sul informaram Donald Trump, em Março, que Kim estaria disposto a encontrar-se pessoalmente com ele.

Esta cimeira surge depois de semanas de discussões, por vezes agrestes, e chegou mesmo a ser cancelada devido à revolta da Coreia do Norte por causa de mensagens de alguns conselheiros americanos.

Ainda assim, há quem seja cético quanto a ideia de que Kim alguma vez venha a abandonar o seu programa nuclear, argumentando que estas suas abordagens têm por objetivo apenas conseguir que os Estados Unidos aliviem as sanções económicas que têm dificultado a vida ao país.

Já Donald Trump espera conseguir alcançar reconhecimento no palco internacional antes de eleições para o congresso, em novembro.

Com cerca de 34 anos (a idade ao certo não é conhecida), Kim é um dos mais jovens chefes de Estado no mundo e revela-se um candidato pouco provável para fazer história de uma forma que nem o seu pai, nem o seu avô, conseguiram.

Mas desde que tomou o poder em 2011, depois da morte do seu pai, o jovem Kim revelou uma mistura de impiedade, pragmatismo e estadismo para conseguir aquilo que deseja: sentar-se à mesma mesa que o líder dos Estados Unidos e ser tratado com respeito.

Os dois países estiveram muito próximos da guerra o ano passado, com os líderes a trocar insultos e ameaças, até que Kim se ofereceu para se encontrar com Trump e discutir o desarmamento nuclear. O Presidente americano aceitou logo a proposta.

A transformação de Kim de pária internacional para chefe de Estado responsável deu-se num par de meses.

Os dois líderes encontram-se na terça-feira de manhã, 2h00 em Lisboa, na ilha de Sentosa, um antigo refeitório militar britânico que é hoje um hotel de luxo.

[Notícia atualizada às 14h22]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+