Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quantidade de CO2 na atmosfera regista novo recorde

08 jun, 2018 - 01:02

"As emissões que estamos a provocar hoje vão continuar no sistema atmosfera-oceano durante milhares de anos, a partir de agora", alertam os cientistas.

A+ / A-

A quantidade de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera voltou a atingir um novo máximo este ano, alerta um grupo de cientistas.

A agência dos EUA para o Oceano e a Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) divulgou, na quinta-feira, que os níveis de dióxido de carbono atingiram as 411,25 partes por milhão em maio, no observatório federal instalado em Mauna Loa, no Estado do Havai, acima dos 409,65 registados há um ano.

A Instituição Scripps de Oceanografia, onde os cientistas começaram a seguir este gás com efeito de estufa, apurou um aumento similar.

Maio é tradicionalmente o mês com os níveis mais elevados de dióxido de carbono, uma vez que, no final da Primavera e durante o Verão, as plantas diminuem, em termos líquidos, a presença deste gás da atmosfera.

A quantidade de dióxido de carbono na atmosfera cresceu cerca de 26% em 50 anos. A queima de carvão, gás e petróleo emite dióxido de carbono, que é um dos principais gases com efeito de estufa.

O chefe do serviço de monitorização destes gases na NOAA, Pieter Tans, disse que a taxa de crescimento no último ano foi um pouco menor do que nos anos mais recentes, mas muito acima da dos anos de 1990.

"As emissões que estamos a provocar hoje vão continuar no sistema atmosfera-oceano durante milhares de anos, a partir de agora", afirmou Tans.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Flor
    08 jun, 2018 Lisboa 12:52
    A culpa é do Costa etc q com mania das limpezas derrubou a floresta.
  • JOAQUIM S.F. SANTOS
    08 jun, 2018 TOJAL 12:12
    O efeito estufa sempre existiu, sempre existirá e o homem tem culpa em parte. Taxa de carbono é um imposto universal. Imposto aos ricos, para matar os pobres e assim reduzir a população universal a poucos milhões e num espaço de tempo curto. Com este imposto pagam-se: preservativos que são distribuídos pelos países mais pobres, fomentam-se campanhas de planeamento familiar, apoiam-se clínicas de aborto, campanhas de vacinação, pouco saudáveis e toda a propaganda LGBT, pois estes, não procriarão. Esta doutrina surgiu a seguir à II G.G. em um pais, iluminado por Lúcio, que este só conseguiria dominar o mundo se reduzisse a população mundial, ou pelo menos a controlasse.
  • Manuel
    08 jun, 2018 Lisboa 10:20
    Apesar do Havai estar sob a influência de um grande vulcão que está a expelir lava e dióxido de carbono em grandes quantidades, o aumento anual do CO2 na atmosfera foi menor do que o verificado na última década do século passado. **** ***** "A agência dos EUA para o Oceano e a Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) divulgou, na quinta-feira, que os níveis de dióxido de carbono atingiram as 411,25 partes por milhão em maio, no observatório federal instalado em Mauna Loa, no Estado do Havai, acima dos 409,65 registados há um ano. ... O chefe do serviço de monitorização destes gases na NOAA, Pieter Tans, disse que a taxa de crescimento no último ano foi um pouco menor do que nos anos mais recentes, mas muito acima da dos anos de 1990. "

Destaques V+