Tempo
|
A+ / A-

“Não é preciso inventar soluções. Saúde deve ser prioridade”

07 jun, 2018 - 21:48 • Paula Caeiro Varela

Deputados do PCP visitaram o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, e pedem medidas ao Governo.

A+ / A-

Não é preciso inventar. Os problemas de falta de médicos e outros profissionais de saúde resolvem-se se forem uma prioridade política, em vez de ser o défice, defende o líder do grupo parlamentar do Partido Comunista.

João Oliveira deu o exemplo do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, que visitou esta quinta-feira, no âmbito das jornadas parlamentares do partido.

“O quadro de pessoal do hospital é de cerca 975 pessoas, quando há necessidade de 1.200: uma manifesta desadequação do quadro de pessoal, ainda por cima numa região onde as dificuldades de mobilidade da população são enormes, onde as pessoas não têm condições para se deslocar e precisam de resposta pública do Serviço Nacional de Saúde”, afirma o líder da bancada comunista.

“Isto é uma realidade preocupante e dramática. Não é preciso inventar as soluções, porque as soluções estão bem à vista. O que é preciso é que o Governo tome medidas e faça opções de resolução dos problemas do SNS e pondo essas soluções como prioridade e não as metas do défice ou os constrangimentos da União Europeia nomeadamente quanto à contratação de Portugal”, sublinha João Oliveira.

A diretora clínica do Hospital do Litoral Alentejano, Alda Pinto, fez um retrato dramático da realidade desta unidade de saúde.

“Neste momento, a nossa maioria dificuldade tem a ver com os recursos humanos, em todas as categorias profissionais dos serviços de saúde, não só de médicos. Nos últimos anos temos tido um crescimento muito grande da nossa unidade local de saúde, com algumas valências que nós não tínhamos, como a psiquiatria e a neurologia. Para irmos ao encontro da população, conseguimos descentralizar uma série de consultas que são do âmbito hospitalar”, explica Alda Pinto.

Problemas que os deputados do PCP registaram e ouviram, esta quinta-feira, numa visita ao Hospital do Litoral Alentejano e que prometem não deixar cair.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JULIO
    08 jun, 2018 vila verde 17:34
    Este sistema de saude que jà fez milhares ou talvez milhões de emigrantes e outros tantos que não voltão pur causa do mesmo sistema mas esta corja politica continua a dizer que é dos melhores do mundo . ALDRABÕES CRIMINOSOS

Destaques V+