Tempo
|
A+ / A-

Professores não fazem greve aos exames nacionais

06 jun, 2018 - 19:28

Sindicatos definiram um calendário de protestos para os próximos meses, se o Governo não ceder no descongelamento das carreiras docentes.

A+ / A-

Os sindicatos de professores mantêm a greve às avaliações, mas não vão paralisar durante os exames nacionais que se iniciam no dia 18 deste mês.

A decisão foi anunciada esta quarta-feira, após o fracasso das negociações com o Ministério da Educação.

Em causa está o braço de ferro com o Governo por causa das progressões das carreiras docentes, que estiveram congeladas durante nove anos.

Não há greve aos exames nacionais, mas os sindicatos de professores estabeleceram um calendário de protestos para os próximos meses, a começar pelas avaliações, entre 18 e 29 de junho.

Se o Governo não ceder, também está previsto um protesto no início do próximo ano letivo, a 14 de setembro, e na primeira semana de outubro.

Em conferência de imprensa, Mário Nogueira, da Fenprof, mantém abertura para dialogar com o Ministério da Educação sobre o descongelamento da carreira dos professores.

“Se o Governo na próxima semana – que é a tal semana que nós ainda abrimos à negociação - der respostas satisfatórias, não chegamos a 18 de junho a precisar de fazer uma greve. Se não der, podemos chegar a outubro”, avisou Mário Nogueira.

[notícia corrigida - professores não convocam greve aos exames ao contrário do noticiado, inicialmente, citando outro órgão de comunicação social]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Oliveira
    07 jun, 2018 Ourém 15:54
    Há mais correções: há uma greve a decorrer desde dia 4 até 15 de junho e há muitas reuniões adiadas por todo o país. Confiram na página do sindicato STOP (Sindicato de Todos os Professores, no FaceBook) e vão lá encontrar matéria suficiente.

Destaques V+