Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Só 2% dos inquéritos a crimes de poluição acabaram em acusação

06 jun, 2018 - 15:56 • Marina Pimentel

Dados a que a Renascença teve acesso mostram que, entre 2016 e 2017, só uma ínfima parte dos inquéritos deu origem a processos formais.

A+ / A-

Menos de 2% dos inquéritos aos crimes de poluição que foram abertos nos dois últimos anos é que acabaram em acusação. A larguíssima maioria das investigações feitas pelo Ministério Público acabou arquivada.

Dados a que a Renascença teve acesso mostram que, em 2017, foram abertos 208 inquéritos pelo crime de poluição mas só houve acusação em cinco desses casos.

Em quatro das situações houve o que, em Direito, se chama "suspensão provisória do processo", que consiste em impor determinadas obrigações de conduta ao infrator em casos de crime de baixa gravidade.

Em 136 casos não foi possível reunir prova, pelo que acabaram arquivados.

No caso de danos contra a Natureza, o Ministério Público abriu 78 inquéritos. Só em dois dos casos é que os procuradores titulares do processo avançaram com acusação.

Em 41, a opção foi arquivar, e em quatro foi decretada a suspensão provisória do processo.

A realidade em 2016 não difere muito desta: segundo a Procuradoria Geral da República, foram abertos 160 inquéritos a crimes de poluição, mas apenas foi deduzida acusação num único caso.

Quanto ao dano contra a natureza, o Ministério Público abriu 32 inquéritos, tendo interposto acusações em apenas três das situações.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pois,pois
    07 jun, 2018 Lisboa 09:49
    Conclui-se então que não há crimes de poluição? Tanta originalidade neste país.hihihihihi
  • lv
    06 jun, 2018 lx 18:15
    O Grupo COFINA e o MP da Vidalhada fedorenta tem uma parceria de negócios bem montada, tudo o que cheire a dinheiro e corrupção a Vidalhada do MP está lá!

Destaques V+