Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conservatório pede obras há anos. Governo lança concurso público para reabilitar espaço

06 jun, 2018 - 09:09

Investimento decorre até 2020 e o orçamento é de cerca de 9,2 milhões de euros.

A+ / A-

O concurso público internacional para a reabilitação das escolas artísticas de Música e de Dança do Conservatório Nacional vai ser lançado até meados do mês, segundo o Ministério da Educação.

O investimento decorre até 2020 e o orçamento para a reabilitação do antigo Convento dos Caetanos, onde estão instaladas as Escolas Artísticas de Música e Dança do Conservatório Nacional, é de cerca de 9,2 milhões de euros.

Este projeto de reabilitação é apresentado, esta quarta-feira, pelo ministro da Educação e o primeiro-ministro durante uma visita às instalações.

Durante as obras, os alunos da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCM) vão frequentar a Escola Secundária Marquês de Pombal.

De acordo com o Ministério da Educação, a EAMCN irá usufruir de, pelo menos, um piso do edifício principal da Escola Secundária Marquês de Pombal e de parte das oficinas, após a devida adaptação funcional dos espaços existentes, para receber o ensino artístico especializado.

Ainda segundo o Ministério da Educação, esta intervenção cumpre as exigências e requisitos arquitetónicos definidos pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), respeitando a antiguidade e história do edifício, bem como a sua localização e enquadramento da área urbana em que se insere.

A proposta de intervenção estrutura-se para a atual oferta educativa, com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, para os cursos do ensino artístico especializado (EAE) nos diversos regimes de frequência (integrado, articulado e supletivo) e capacidade das Escolas, nomeadamente 800 alunos da EAMCN e 210 alunos da EADCN.

Há vários anos que a direção da EMCN reclamava obras profundas no edifício do antigo Convento dos Caetanos, construído no século XVII, com vários problemas de degradação, que se acentuam sobretudo no inverno. Esses problemas têm sido colmatados provisoriamente com intervenções pontuais no edifício.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+