Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Haruki Murakami. ​Escritor japonês aventura-se na rádio

05 jun, 2018 - 20:18

Programa vai chamar-se “Run & Songs” e vai falar sobre dois grandes amores de Murakami: música e corrida.

A+ / A-

O escritor japonês Haruki Murakami, autor de "Tokio Blues", estreia, no dia 5 de agosto, em Tóquio, o seu primeiro programa de rádio que se dedicará à música e à corrida, em particular as maratonas, "duas paixões" do romancista.

A música clássica, o jazz e o rock são os géneros musicais que o programa “Run & Songs” terá e que têm influenciado a obra e a carreira do escritor, adiantou esta terça-feira a sua editora japonesa Shincho.

Também as maratonas, em que o autor de "Auto-Retrato do Escritor Enquanto Corredor de Fundo" participa anualmente, terão espaço neste programa da Tokio Fm, confirmado hoje, em comunicado, pela editorial do escritor, um dos autores mais vezes apontado como provável vencedor do Nobel da Literatura, na última década.

Este programa vai ter uma duração de 55 minutos e irá para o ar às 19h00 (11h00 em Portugal), nos canais da rádio japonesa, e também na plataforma Radiko, na internet, segundo a informação hoje divulgada.

A ideia do programa nasceu de uma espécie de consultório online, que o escritor manteve em 2015, que tinha por objetivo responder a perguntas, preocupações e curiosidades dos leitores, e que levou à publicação, no mesmo ano, do livro “O espaço do Sr. Murakami” (segundo a edição brasileira).

Para o programa de rádio, os 'leitores/ouvintes' de Murakami podem enviar perguntas sobre música ou outras questões, até 10 de junho, através de um site criado pela emissora de rádio.

O amor pela música já levou Murakami a trabalhar numa loja de discos, e a ser proprietário de um clube de jazz.

Na sua obra identifica-se o gosto musical em títulos como "Dança, dança, dança", editado em Portugal em 2007, "Ouve a Canção do Vento & Flíper”.

Haruki Murakami, que tem editados em Portugal livros como "Kafka à Beira-Mar" (com mais de 15 mil exemplares vendidos), "Sputnik, Meu Amor" e "1Q84", foi considerado pelo jornal The Guardian como um dos “grandes romancistas vivos” e pelo, Los Angeles Times, a “mais peculiar e sedutora voz da moderna ficção”.

O site Murakami Radio está disponível em http://www.tfm.co.jp/murakamiradio/.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+