Tempo
|
A+ / A-

O plástico é mesmo mau para o ambiente? “A história está muito mal contada"

05 jun, 2018 - 09:58

Presidente da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos esteve na Manhã da Renascença e garante: “Queremos fazer parte da solução, não do problema”.

A+ / A-

Veja também:


O plástico não é o grande problema ambiental que se quer fazer crer e a indústria do setor “está na primeira linha das preocupações ambientais”. A garantia é dada esta terça-feira na Renascença pelo presidente da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos.

“Para transformar uma tonelada de plástico necessitamos de muito menos energia do que qualquer outro material que o pudesse substituir”, explica.

Apontando dois estudos recentes dos Ministérios do Ambiente da Dinamarca e do Canadá, o responsável sublinha que “o saco de plástico é cerca de 19 vezes mais ecológico do que qualquer substituto desse saco”.

“A questão dos sacos de plástico é, pois, uma história muito mal contada”, conclui Pedro Colaço, convidado da Manhã da Renascença neste Dia Mundial do Ambiente.

Então, qual o problema do plástico?

O problema é o que se faz com ele. “Como o plástico é altamente descartável, os seres humanos são muito negligentes. Muitos de nós, muito facilmente, largamos na natureza o plástico e é esse o problema: não é o plástico, é o comportamento das pessoas”, defende o representante dos industriais do setor.

O facto de o plástico não ser biodegradável “também faz com que seja fácil de recolher”, destaca. Mas o que é que acontece?

“Na Europa, por exemplo, apenas 2% vai parar ao oceano. Mas, há outras partes no mundo, e nomeadamente a Ásia, em que há grandes quantidades de material que estão a entrar no oceano”, exemplifica para concluir que, “mais uma vez, isto tem a ver com a educação, com a cultura e isto é um problema absolutamente global”.

Então o que podem os consumidores fazer?

Os portugueses “podem começar por, em casa, fazer a recolha das embalagens de plástico, levá-las ao ecoponto e colocá-las no sítio certo”.

E, ainda em casa, ter o cuidado de “não as contaminar – ou contaminá-las o menos possível – com os resíduos biológicos”. A indústria pode, assim, “utilizar estas embalagens o mais rapidamente possível”.

E usar menos sacos de plástico? Faz sentido taxá-los?

Na verdade, não precisamos de muitos sacos em casa – apenas uns poucos que vamos reutilizando. “Porque o saco de plástico tem essa vantagem”: a reutilização.

Já quanto à medida do Governo de “taxar um saco 500%”, pode ter condicionado para melhor o hábito dos portugueses, mas as consequências ambientais não foram, na opinião de Pedro Colaço, positivas.

“O saco leve que usávamos em casa para colocar o lixo foi substituído por um saco pesado, portanto, efetivamente o que aconteceu foi um maior consumo de polietileno de baixa densidade, que neste momento está a ser colocado em aterro”, explica.

“A medida foi um fracasso em termos ecológicos”, conclui.

Parte da solução

O presidente da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos garante que o setor quer “fazer parte da solução, não parte do problema”.

Nesse sentido, a indústria do plástico “está disposta a ajudar na consciencialização para a seleção do plástico em casa e para a maior eficiência de recolha por parte das empresas, sejam elas de autarquias ou privadas, para que este material chegue aos centros de reciclagem”.

Na opinião de Pedro Colaço, “o caminho é por aí”: apostar mais na reciclagem (e numa melhor reciclagem) e na educação das pessoas.

“Tem havido grandes investimentos ultimamente em centrais de reciclagem, o problema é que o material não chega aos tapetes. Em Portugal existe sobrecapacidade de reciclagem, porque a recolha não está a ser bem feita”, destaca.

Do lado da indústria, precisa dessa matéria-prima. “Está sedenta desse material e está, desde o primeiro dia, ao lado do Ministério do Ambiente, a tentar encontrar soluções” para melhorar a reciclagem.


ONU contra o lixo plástico

O plástico foi inventado há cem anos e aclamado como algo revolucionário, que permitiu avanços notáveis na tecnologia e na indústria. Mas, passado um século, é considerado um dos maiores problemas do planeta.

Para este Dia Mundial do Ambiente, as Nações Unidas escolheram como tema o combate à poluição dos plásticos. O secretário-geral, António Guterres, diz que o mundo está atolado em lixo plástico e que a cada ano mais de oito milhões de toneladas acabam por ir parar aos oceanos.

Em Portugal, esta tem sido também uma das principais preocupações dos ambientalistas, numa altura em que continua a ser baixa a reciclagem de plástico.

Baleia morre na Tailândia depois de engolir 80 pedaços de plástico
Baleia morre na Tailândia depois de engolir 80 pedaços de plástico
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Glória
    07 jun, 2018 Lagos 13:06
    Caro Sr. Presidente da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos, Se a industria do plástico tem capacidade para reciclar o plástico que deitamos fora, com menor consumo de energia do que inventar um novo plástico - como o Sr. explica - então porque não está acontecer exactamente isso? Porque não está a industria a reciclar todo o plástico que deitamos fora? Porque temos o nosso estado a conceder uma licença de exploração de petróleo na costa algarvia, quando sabemos que o crude é a matéria prima para produção de plástico? E alem disso, porque está a industria a comercializar embalagem de todo a espécie para a distribuição alimentar em supermercados, introduzindo de forma altamente exagerada mais plástico em todo o processo?

Destaques V+