Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa já combinou um encontro com o novo primeiro-ministro espanhol

02 jun, 2018 - 13:23

Pedro Sánchez tomou posse este sábado de manhã.

A+ / A-

O primeiro-ministro português falou este sábado de manhã, por telefone, com o seu mais recente homólogo espanhol e ambos combinaram um encontro para breve.

A informação é divulgada num comunicado enviado à Renascença pelo gabinete de António Costa, segundo o qual os dois líderes “combinaram encontrar-se após formação do Governo e após regresso da deslocação do primeiro-ministro aos EUA”, este mês.

Na sexta-feira, após a moção de censura que derrubou o Governo de Mariano Rajoy e conduziu à indigitação de Pedro Sanchez, António Costa felicitou o líder socialista espanhol e disse esperar que, com o novo Governo espanhol, as relações entre Portugal e Espanha "continuem a melhorar", no seguimento dos projetos que os dois países têm em curso.

Em declarações aos jornalistas, em Loulé, António Costa aproveitou para "enviar um abraço de muita amizade" a Mariano Rajoy, referindo que "foi um gosto trabalhar com ele novamente", depois de já o ter feito há uns anos, quando ambos eram ministros.

O Parlamento espanhol aprovou, na sexta-feira, uma moção de censura que afastou o executivo de direita liderado por Mariano Rajoy e ao mesmo tempo elegeu o novo presidente do Governo, Pedro Sánchez, líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), que promoveu essa proposta.

Pedro Sánchez prestou juramento como chefe do executivo espanhol esta manhã e tem agora de apresentar a composição do seu executivo, o que deverá acontecer nos próximos dias.

António Costa desloca-se aos Açores e aos Estados Unidos entre 9 e 12 de junho para as comemorações do Dia de Portugal.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+