Tempo
|
A+ / A-

Espanha já tem novo primeiro-ministro. Pedro Sanchez não quer “geringonças"

02 jun, 2018 - 10:07

O líder do PSOE tomou posse esta manhã perante o rei, Felipe VI.

A+ / A-
Pedro Sánchez toma posse como primeiro-ministro
Pedro Sánchez toma posse como primeiro-ministro

O socialista Pedro Sánchez prestou juramento este sábado de manhã, pelas 11h00 (menos uma em Lisboa) como primeiro-ministro do Governo espanhol.

Felipe VI empossou o socialista, que se tornou o sétimo chefe do executivo da democracia espanhola.

“Prometo pela minha honra cumprir fielmente as obrigações do cargo de presidente do Governo, com lealdade ao rei, e defender a Constituição como Lei Fundamental do Estado, bem como manter em segredo as deliberações do Conselho de Ministros”, jurou com a mão direita apoiada na Carta Magna de 1978.




Pedro Sanchez substitui Mariano Rajoy (PP), que não sobreviveu a uma moção de censura votada na sexta-feira.~

O líder o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) tem agora de apresentar a composição do seu executivo. Os nomes deverão ser publicados no jornal oficial nos próximos dias.

Pedro Sánchez é um economista de 46 anos e o primeiro chefe de Governo que chega ao poder depois ganhar uma moção de censura.

Sem “geringonça”?

Segundo o jornal “El Mundo”, Pedro Sanchez já terá quase definido o seu executivo. Mas os nomes estão bem guardados. Fontes próximas do líder socialista afirmaram ao jornal que serão todos conhecidos na próxima semana.

Não é expectável que o líder socialista venha a fazer grandes alianças à esquerda. O novo executivo deverá ser constituído, em boa parte, pelo núcleo duro de Pedro Sanchez, avança o “El Mundo” citando fontes partidárias – ou seja, as mesmas pessoas que o ajudaram a ganhar, contra todos os prognósticos, as primárias do ano passado.

Além destes, Sanchez deverá optar por ministros independentes, mas vinculados ao PSOE (ou à esquerda). Talvez aqui possa entrar algum membro do Podemos.

Tudo indica que o novo governo seja reduzido e focado na recuperação da estabilidade. Mas o líder socialista sabe que será uma solução temporária, dado que o mais provável é venha a convocar eleições para antes de maio de 2019.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    02 jun, 2018 Porto 19:49
    Espero que nuestros hermanos não se arrependam. Se as coisas não eram famosas, vá que não vá. Agora trocar o certo pelo incerto, é um grande risco.
  • Rolando
    02 jun, 2018 Lisboa 13:33
    É um governo sem qualquer hipótese de exercer a governação.Sem maioria programática vai executar o quê?Se tiver apoio do PP poderá exercer o poder,doutra forma será impossível.O mais provável serão eleições a curto prazo a nâo ser que outros valores se levantem.Trajeto difícil do governo e Espanha em crise com cenários imprevisíveis.

Destaques V+