Tempo
|
A+ / A-

Eutanásia. Federação Portuguesa pela Vida diz que deputados ouviram a sociedade civil

30 mai, 2018 - 01:07

A Federação Portuguesa pela Vida deixa o desafio aos deputados: é preciso investir nos cuidados aos doentes em fim de vida.

A+ / A-

A Federação Portuguesa pela Vida está satisfeita com o resultado da votação no Parlamento, que rejeitou a despenalização da eutanásia.

Em declarações à Renascença, o porta-voz do movimento, José Maria Seabra Duque, considera que a movimentação social mostrou aos deputados que deviam rejeitar a morte assistida.

“Este resultado deixa-nos muito descansados e muito felizes e deixa, sobretudo, claro que a movimentação social e popular, dos bastonários, da Igreja, das outras confissões religiosas, da Comissão Nacional de Ética para as Ciências da Vida, as várias vigílias que se realizaram pelo país teve efeito. Os deputados perceberam que o povo português não quer a eutanásia”, afirma José Maria Seabra Duque.

A Federação Portuguesa pela Vida deixa o desafio aos deputados: é preciso continuar a informação a sociedade sobre estes assuntos e investir nos cuidados aos doentes em fim de vida.

José Maria Seabra Duque defende ainda que os cuidadores informais e as famílias dos doentes crónicos não podem ser esquecidos.

“É preciso dar condições às pessoas que rodeiam os doentes para que possam apoiar os seus doentes. O nosso lema foi sempre queremos uma sociedade que cuida e não mata. Que não mata está tratado, agora é preciso tratar de uma sociedade que cuida”, sublinha.

O essencial do debate que chumbou a legalização da eutanásia
O essencial do debate que chumbou a legalização da eutanásia

As quatro propostas apresentadas no Parlamento para despenalizar a eutanásia em Portugal foram chumbadas esta terça-feira por uma maioria dos deputados.

Um total de 229 deputados foram chamados a votar a favor, contra ou a absterem-se sobre quatro projetos de lei, apresentados pelo PS, o BE, o PEV e o PAN.

Cada deputado votou nominalmente em cada uma das propostas, à exceção do único legislador ausente, o parlamentar Rui Silva, do PSD, que se encontra no estrangeiro.

Os dois maiores partidos, PS e PSD, que somam 175 dos 230 assentos parlamentares, deram liberdade de voto aos seus deputados.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ribeiro
    30 mai, 2018 lisboa 10:12
    A sociedade civil militante contra a EUTANÀSIA ou forma grupo de ativistas e os coloca no terreno em permanência a partir de hoje insistindo na aberração do matarás ou perderá o pr´ximo round pois a vitória foi escassa e mostrou um Parlamento completamente dividido e distanciado do povo. As religiões tem acesso a uma grande fatia da população é altura de acordarem e nas sua homilias,missas,eucaristias,encontros falarem e argumentarem contra este crime de assassinato.As IGREJAS ou atuam ou perdem a confiança tb dos fieis, é altura de intervenção e não submissão.Fátima deveria ter nas entradas do recinto e dentro das igrejas o q diz o evangelo-NAO MATARÀS LUTA CONTRA EUTANÀSIA.Terá CORAGEM?Ou vai acobardar-se,?VEREMOS.
  • Anónimo
    30 mai, 2018 03:12
    A sociedade civil é a favor da eutanásia! Gente mesquinha que se quer meter na vida dos outros! Ganhem vergonha!
  • 30 mai, 2018 02:06
    os dois maiores partidos deram liberdade de voto aos seus deputados! E deram barraca!

Destaques V+