Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Linha "SOS Despejo" disponível em Lisboa a partir de sexta-feira

30 mai, 2018 - 00:10

Serviço vai fornecer "informação base a cada pessoa que telefone, para prevenir situações em que essas pessoas fiquem em situação de desproteção", mas "não pretende fazer atribuição de habitação", explica vereadora.

A+ / A-

A linha de atendimento "SOS Despejo", que vai prestar informações a moradores em iminência de serem desalojados, entra em funcionamento na sexta-feira, avança vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa, Paula Marques.

"Esta unidade terá dois técnicos associados a este atendimento e entrará em funcionamento no dia 1 de junho", informou a vereadora interpelada pelos deputados municipais durante a Assembleia Municipal de Lisboa (AML).

Paula Marques acrescentou que a linha vai dar "informação base a cada pessoa que telefone, para prevenir situações em que essas pessoas fiquem em situação de desproteção", mas vincou que a mesma "não pretende fazer atribuição de habitação".

Em declarações à agência Lusa à margem da AML, a autarca explicou que a "linha de atendimento telefónico tem dois técnicos da Divisão de Intervenção no Mercado de Habitação dedicados a esta linha para recolher informação, registar a situação e dar informação básica aos munícipes".

À Lusa, a vereadora, que também tem a pasta do Desenvolvimento Local, explicou que a linha vai dar "informação básica aos munícipes que estão em situação de despejo ou risco de despejo por oposição à renovação do contrato, decorrente da legislação em vigor", mas reafirmou que "não é uma linha de atribuição de habitação" nem "de apoio jurídico".

"É uma linha de recolha de informação para que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) tenha no seu todo noção do que está a acontecer nos territórios e possa de forma rápida aconselhar os cidadãos", referiu.

Além de ter "pontos focais dentro da CML", Paula Marques disse que também haverá coordenação com a Polícia Municipal (PM), "no chamado 'bullying' aos inquilinos, em particular às pessoas mais fragilizadas, mais idosas, que estão isoladas".

"Já está articulado com a PM como é que vamos fazer a intervenção nessa matéria", vincou.

A vereadora referiu que a articulação também vai ser feita com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, "na necessidade de intervenção de emergência" e com as juntas de freguesia, que prestam "um grande apoio aos seus fregueses" em matéria de desalojamento.

Paula Marques revelou ainda que a autarquia da capital está em "conversações com a Ordem dos Advogados e Associação de Inquilinos Lisbonenses" que podem "associar-se para dar aquilo que a CML não pode e não deve fazer, que é dar aconselhamento jurídico aos munícipes".

O horário de atendimento ainda não está definido, mas, à partida, "será o laboral" e não estará disponível ao fim de semana.

A linha "SOS Despejo" surgiu depois da aprovação de uma recomendação apresentada pelo grupo municipal do Bloco de Esquerda, na AML, em fevereiro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+