Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eutanásia

​“Grande vencedor da votação de hoje é a saúde”, diz bastonário

29 mai, 2018 - 21:42

Chumbo da legalização da eutanásia reforça "cartão cor de laranja ao Governo de que é preciso investir mais na saúde”, afirma Miguel Guimarães.

A+ / A-

A saúde foi a grande vencedora da votação no Parlamento que chumbou a eutanásia, disse à Renascença o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

“O grande vencedor da votação de hoje é a saúde das pessoas. Apesar de tudo, saiu daqui reforçado o cartão cor de laranja ao Governo de que é preciso investir mais na saúde”, defende uma das vozes que fez campanha contra a legalização da eutanásia.

Para Miguel Guimarães, é preciso apostar “no acesso aos cuidados de saúde, mais cuidados paliativos, mais acesso às consultas de especialidades hospitalares, mais acesso às consultas de cuidados de saúde primários”.

As quatro propostas apresentadas no Parlamento para despenalizar a eutanásia em Portugal foram chumbadas esta terça-feira por uma maioria dos deputados.

Um total de 229 deputados foram chamados a votar a favor, contra ou a absterem-se sobre quatro projetos de lei, apresentados pelo PS, o BE, o PEV e o PAN.

Cada deputado votou nominalmente em cada uma das propostas, à exceção do único legislador ausente, o parlamentar Rui Silva, do PSD, que se encontra no estrangeiro.

Os dois maiores partidos, PS e PSD, que somam 175 dos 230 assentos parlamentares, deram liberdade de voto aos seus deputados.

O essencial do debate que chumbou a legalização da eutanásia
O essencial do debate que chumbou a legalização da eutanásia
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rodrigo
    30 mai, 2018 lisboa 10:42
    Foi uma vitória com uma diferença mínima entre O NAO e o SIM e a luta tal como no ABORTO vai continuar.Se querem manter o NAO têm juntamente com comunidades religiosas,grupos civis pró-vida constituir um grupo frentista de intervenção permanente como se estivéssemos em plena grande guerra ou o SIM vencerá a curto prazo.A orgnizaçao e intervenção terá que ser imediata e fazer-se ouvir alto e bom som antes das eleiçoes ou seja amanhâ.Caso contrário o resultado inverte-se como no ABORTO,IVG ETC.Os partidos nunca esquecem as perdas e insistirão até á exaustão.

Destaques V+