Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tripulantes da Ryanair voltam a ameaçar com greve europeia

28 mai, 2018 - 16:26

Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil diz que "todos os requisitos legais" estão a ser avaliados país a país para convocar uma paralisação contra "comportamento inaceitável" da companhia low-cost, possivelmente na época alta do verão.

A+ / A-

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) anunciou esta segunda-feira que foram retomados os trabalhos intersindicais para organizar uma greve do pessoal de bordo a nível europeu, em contestação contra o que os representantes e o pessoal do setor consideram ser as exigências "ilegais" da Ryanair e o seu comportamento de desprezo pelos direitos dos trabalhadores.

Relembrando a reunião dos sindicatos que representam a maioria dos tripulantes de cabine da Ryanair, ocorrida em Lisboa a 24 de abril para concertar esforços contra o "comportamento inaceitável" da Ryanair, o SNPVAC e restantes signatários informam que esta segunda-feira, numa reunião em Madrid, foram analisadas as ações tomadas pela companhia low-cost irlandesa desde então e concluiu-se que nada mudou.

"Hoje, em Madrid, analisámos as ações tomadas pela Ryanair, nomeadamente os processos disciplinares que puniram apenas aqueles que fizeram a greve em Portugal e os tripulantes de outros países que se recusaram a participar nas exigências ilegais [da empresa] para substituir os trabalhadores em greve durante a semana da Páscoa", lê-se na nota enviada à Renascença. "Não iremos tolerar esta atitude da Ryanair contra os seus trabalhadores e contra a soberania dos países em que opera."

As sindicais ressaltam que, "contrariamente ao que diz a Ryanair, não existem negociações ativas com sindicatos representativos de tripulantes de cabine nem quaisquer acordos assinados desde o anúncio, em dezembro de 2017, da intenção da empresa em aceitar negociar com os sindicatos".

Greve depois de 30 de junho

O SNPVAC e restantes sindicatos europeus envolvidos neste processo - ACV/CSC, SITCPLA, UILTRASPORTI e USO - dizem ter dado "tempo suficiente para que a Ryanair iniciasse o processo de cumprimento da legislação europeia", uma luta que, é sublinhado no comunicado, "não é contra os passageiros da Ryanair nem contra a empresa em si", antes "contra o conselho de administração e contra a forma como a companhia aérea é gerida".

Os sindicalistas dizem estar "convencidos de que os acionistas envolvidos no futuro da Ryanair, bem como os órgãos de comunicação social, veem claramente que os sindicatos estão de boa-fé, de forma aberta e legítima" envolvidos em negociações. "No entanto, a Ryanair não quer aceitar o inevitável, colocando em causa a mobilidade de milhares de passageiros durante o período das férias de verão."

Face a tudo isto, anunciam o SNPVAC e restantes sindicais europeias, "reatámos os trabalhos em Madrid" para "avaliar todos os requisitos legais em cada país para a convocação de uma greve".

"Repudiamos as tentativas ilegítimas da Ryanair de tentar impor certas associações profissionais aos tripulantes de cabine, escolhidas a dedo pela companhia aérea e excluindo os sindicatos representativos da maioria dos trabalhadores", é sublinhado na nota. "Toda a gente sabe que esta estratégia escolhida pela Ryanair se deve ao medo causado por esta ação sindical coordenada que tem como único objetivo a defesa dos interesses dos tripulantes."

Os sindicatos exigem à companhia irlandesa respostas até 30 de junho, caso contrário vão mesmo avançar com a paralisação na época alta. "Iremos reunir novamente e comunicar as ações de greve para o verão, com datas precisas", prometem.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+