Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Encontro Trump-Kim

Afinal a cimeira avança? Norte-americanos e norte-coreanos encontram-se na fronteira desmilitarizada

28 mai, 2018 - 13:20

Apesar de Donald Trump ter posto o encontro em dúvida, Presidente da Coreia do Sul diz que preparativos estão em marcha e que está disponível para participar.

A+ / A-

O Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano confirmou esta segunda-feira que estão a decorrer conversações entre representantes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte em Panmunjom, na fronteira desmilitarizada entre as duas Coreias, com vista a concretizar a prometida cimeira de 12 de junho, em Singapura.

No domingo, o Presidente norte-americano, Donald Trump, tinha anunciado no Twitter que uma "delegação norte-americana chegou à Coreia do Norte para os preparativos do encontro", dias depois de ele próprio ter anunciado o cancelamento dessa cimeira numa carta enviada ao homólogo da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

Nessa missiva, Trump apontava o dedo a Kim pela sua postura de "hostilidade" para justificar o cancelamento do encontro e avisava que o Exército norte-americano está pronto a intervir na Península Coreana. Logo a seguir, o líder norte-americano deu a entender que continuava disponível para se encontrar Kim, para o ajudar a Coreia do Norte a alcançar o seu "brilhante potencial".

Já esta segunda-feira a Coreia do Sul garantiu que os preparativos da cimeira continuam em marcha e sugeriu que o chefe de Estado, Moon Jae-in, poderá participar nela. O anúncio chega no rescaldo de um novo encontro sem pré-anúncio entre Moon e Kim.

"Os dois líderes trocaram opiniões para que haja uma cimeira de sucesso entre a Coreia do Norte e os EUA", informou o gabinete do Presidente sul-coreano à hora em que as delegações dos dois países estavam reunidos em Panmunjom.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+