Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bênção das pastas na Universidade da Beira Interior passa a ser celebração ecuménica

15 mai, 2018 - 12:57

Cerimónia marcada para o próximo sábado vai contar com a presença dos bispos católicos da Guarda e de Viseu e de um pastor da Igreja Evangélica.

A+ / A-

A bênção das pastas deste ano na Universidade da Beira Interior (UBI) não será exclusivamente católica, vai abarcar outras religiões. O convite está feito a todas as crenças para marcarem presença na celebração.

A cerimónia, agendada para o próximo sábado, 19 de maio, contará com a presença do Bispo da Guarda, do Bispo de Viseu, fundador da capelania da universidade, e de um pastor da Igreja Evangélica.

O objetivo dos organizadores é criar um espaço que integre todas as pessoas e culturas. "A celebração dos finalistas é sempre participada e vivida pela cidade e pela universidade, não queremos que seja única e exclusivamente dedicada aos católicos mas a todos”, diz o padre Luís Pardal, capelão da universidade, em declarações à Renascença.

O Centro Académico Pastoral da UBI quer, desta forma, criar uma nova dinâmica para a integração e participação dos estudantes internacionais, que são já mais de 1.200, num total de 7.200 alunos da universidade. “Esta abertura de uma igreja cada vez mais próxima das pessoas e da comunidade escolar” é o impulsionador destas mudanças, refere o padre Luís Pardal.

A celebração começa às 11 horas de sábado, na zona exterior da Faculdade de Ciências da Saúde, e será antecedida do cortejo dos cerca de 900 finalistas, que terá início no Complexo Desportivo da Covilhã.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+