Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerusalém

Protesto contra mudança da embaixada dos EUA provoca 52 mortos em Gaza

14 mai, 2018 - 12:12

Balanço continua a subir. Há mais de 2200 palestinianos feridos por balas do Exército israelita nas manifestações contra a relocalização da embaixada para a cidade santa.

A+ / A-
Jerusalém. Protesto contra mudança da embaixada dos EUA provoca 25 mortos em Gaza
Jerusalém. Protesto contra mudança da embaixada dos EUA provoca 25 mortos em Gaza

Pelo menos 52 palestinianos já morreram e mais de 2200 ficaram feridos, esta segunda-feira, nos protestos que continuam em marcha na Faixa de Gaza contra a transferência da embaixada dos Estados Unidos de Telavive para Jerusalém.

De acordo com o "Jerusalem Post", que cita números do Ministério da Saúde de Gaza, pelo menos 35 palestinianos foram atingidos por balas reais disparadas pelo exército israelita e mais de 60 sofreram queimaduras durante os protestos.

Os israelitas acusam o Hamas de estar a instigar à violência junto à fronteira, alegado que é por isso que os militares têm sido obrigados a disparar.

O clima de tensão tem vindo a aumentar desde há seis semanas, com a preparação da abertura da embaixada norte-americana. Através de altifalantes colocados nas mesquitas, os palestinianos foram instigados a juntar-se à “Grande Marcha do Regresso”.

Desde que começaram as manifestações, a 30 de março, as tropas israelitas já mataram 90 palestinianos, tendo sido registados mais de 9400 feridos, segundo dados das autoridades de saúde do enclave palestiniano.

Nos últimos dias, o exército israelita tem recorrido ao lançamento de panfletos para avisar os palestinianos de que "atuará contra qualquer tentativa de danificar a vedação de segurança ou atacar soldados ou civis israelitas".

[número de mortos actualizado às 16h40]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PeterVlg
    14 mai, 2018 Trofa 14:17
    é isto que Trump pretende, vender armas. como os EUA estão mal, economicamente, querem é vender armas, pois é o seu principal negocio, só é pena que os povos não vejam isso e entrem em conflitos estúpidos.

Destaques V+