Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eurovisão. Israel ganhou. Portugal em último

12 mai, 2018 - 23:50

O espetáculo ficou marcado por uma invasão de palco.

A+ / A-

Israel venceu, pela quarta vez, o Festival Eurovisão da Canção, com o tema "Toy", interpretado por Netta, enquanto a canção portuguesa, "O Jardim", defendida por Cláudia Pascoal e escrita por Isaura, ficou em último lugar.

Israel foi o país que obteve maior pontuação (529 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 43 países que participaram na edição deste ano, embora apenas 26 canções tenham competido na final.

No segundo lugar ficou o Chipre, com 436 pontos, e na terceira posição a Áustria, com 342 pontos.

A canção da Áustria liderava a tabela de pontuação após a votação dos júris nacionais, com 271 pontos, enquanto a de Israel era 3.ª, com 212 pontos, e a do Chipre 5.ª, com 183 pontos.

Na votação do público, Israel obteve 317 pontos, suficientes para vencer, sendo a canção do Chipre a segunda mais votada pelos espetadores. O tema da Áustria não foi além da 13.ª posição na votação do público.

Durante a final, atuou o vencedor do ano passado, Salvador Sobral, primeiro a solo, acompanhado ao piano por Júlio Resende, para apresentar ao vivo o seu novo 'single' "Mano a Mano".

Depois, Caetano Veloso juntou-se à dupla em palco, para cantar com Salvador Sobral "Amar pelos Dois", tema que valeu a Portugal no ano passado a primeira vitória no concurso.

Pelo palco da Altice Arena passaram ainda as fadistas Ana Moura e Mariza, a dupla Beatbombbbers, campeões mundiais de 'scratch', e 'Som de Lisboa', que junta Branko, Mayra Andrade, Sara Tavares, Plutónio e Dino D'Santiago.

A assistir à final esteve o primeiro-ministro, António Costa, e os ministros da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, das Finanças, Mário Centeno, e da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

O espetáculo ficou marcado por um incidente. Um espetador interrompeu a atuação da cantora britânica SuRie, na final da Eurovisão.

O homem acabou detido pela segurança e está agora sob custódia policial.

A organização ainda propôs a SuRie repetir a atuação, mas a artista terá recusado, dizendo-se orgulhosa da sua apresentação.

A final da 63.ªedição do Festival Eurovisão da Canção decorreu hoje à noite na Altice Arena, em Lisboa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 13 mai, 2018 palmela 13:08
    Mudem o nome do festival da eurovisao da cancao! Fica mais facil uma vez que cada um faz o quer! Por muito fraca que seja a cancao portuguesa enquadra-se muito melhor num festival eurovisao da cancao!
  • Agostinho Vieira C
    13 mai, 2018 USA 02:30
    Realmente ,,um lugar de honrra tanto ,,peleio fiado ,,tanto dinheiro dos ,,impostos dos portugueses ,,tao mal gasto ,,,,tanta ,,treta e por fim e este o resultado ,,carro vassoura dentro da ,,propria casa ,,ainda bem que o grande ,,,,FCPorto foi campeao ,, ao menos nisso tenho ,,orgulho de ser do Porto e Campeao ,,,aqui ,,garantido que ,,nao desce ao fundo ,,, no Porto festeja-se o campeonato em Coimbra faz-se a quima das fitas ,,bencao das ,,pastas ,, em Fatima celebra-se o 13 de Maio dia das Aparicoes ,, no Algarve ja se vai a banhos na praia ,, finalmente em Lisboa ,,capital ,,sai-mos pela ,,porta do ,cavalo ,,humilhados ao ultimo lugar ,ou se preferirem para nao ser tao ,,doloroso , e o primeiro a contar do ,,fundo da tabela

Destaques V+