Tempo
|
A+ / A-

António Costa. “Apesar disto tudo, vai haver incêndios"

12 mai, 2018 - 15:53

Primeiro-ministro lança alerta no dia em que andou por algumas aldeias a assistir a ações de limpeza de floresta, criação de faixas de gestão de combustível e de fogo controlado.

A+ / A-

O primeiro-ministro alertou este sábado para o "maior perigo" de ter a ilusão de que não vai haver incêndios e realçou o "esforço extraordinário" que está a ser feito na prevenção para que o risco seja minorado.

"É preciso que o país tenha, para sua própria segurança, consciência de que, apesar disto tudo, vai haver incêndios. A maior ilusão e o maior perigo é alguém ter a ilusão de que pode não haver incêndios", afirmou António Costa em Montalegre, onde discursou após ter assistido à assinatura de protocolos de criação de novas equipas de sapadores florestais.

O chefe do Governo insistiu na ideia do "esforço extraordinário" que está a ser feito, como "nunca o país tinha feito", para que o "risco de haver incêndios seja minorado, porque há mais prevenção".

"Mas, para que tudo isto seja possível aquilo que é essencial é aproveitarmos cada minuto, cada hora, cada dia da época que ainda estamos a viver para fazer o maior número de quilómetros de faixas de interrupção, a limpeza do maior número de hectares possível, assegurar que, num maior número de povoações e de casas, há o afastamento devido para a sua proteção".

E continuou: "É um trabalho que lá à frente não vamos poder fazer porque as condições meteorológicas não vão permitir, mas que, agora, temos que nos concentrar e empenhar em fazer em todo o território nacional".

Para António Costa, é preciso continuar a fazer aquilo que é um "grande desígnio nacional", que é "valorizar a floresta, para que ela deixe de ser um perigo e uma ameaça, mas, pelo contrário, seja uma fonte de enriquecimento dos territórios, de fixação e atração das populações".

O primeiro-ministro salientou ainda que está a ser cumprida a meta de atingir as 400 equipas de sapadores florestais este ano e garantiu que, em 2019, o país terá quinhentas.

O governante destacou ainda "a novidade importante", introduzida este ano, da criação das brigadas de sapadores florestais que agem a nível supramunicipal, porque "o fogo não identifica as fronteiras dos municípios".

António Costa passou esta manhã pelas aldeias de Curros, em Boticas, e de Medeiros, Montalegre, no distrito de Vila Real, para assistir a ações de limpeza de floresta, de criação de faixas de gestão de combustível e de fogo controlado.

Segundo o primeiro-ministro, só por conta do Estado, foi fixado o objetivo de construção de 3.300 quilómetros lineares destas faixas de interrupção de combustível.

Relativamente ao distrito de Via Real, disse que estão a ser feitos 170 quilómetros de faixas de interrupção de combustível, que é mais do que os 150 quilómetros que foram construídos ao longo dos últimos cinco anos.

"Só no que diz respeito ao Estado, já assumimos o compromisso de proceder à limpeza de 1.600 hectares em torno de aglomerados e de casas, metas que já está integralmente alcançada", salientou ainda.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • anónimo
    12 mai, 2018 portugal 19:47
    Claro que vai haver incêndios ! O negócio dos fogos é muito CHORUDO, para empresas de aviões, helicópteros e madeireiros, não será ? EM QUE FICOU A DENÚNCIA DA DITA REUNIÃO DE EMPRESÁRIOS POUCO ANTES DA DESTRUIÇÃO DO PINHAL DE LEIRIA ? Onde para o dinheiro das dádivas para a reconstrução das casas ardidas ? Com o tempo tudo esquece ! E é com a limpeza dos quintais e pouco mais, onde o pobre proprietário dado o clima de terror imposto pelo Estado, fez destruir muitas árvores de fruto e de jardim, fazendo gastar dinheiro a quem nem para os medicamentos tem ? Isto é o que faz ser-mos governados por estrangeiros que estão a correr com os portugueses da sua terra e a chamar os estrangeiros para cá. OS PORTUGUESES JÁ NÃO SÃO DONOS DA SUA PÁTRIA, mas têm de pagar para estas MÁFIAS.

Destaques V+