Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​EUA aprovam sanções contra "atividades malignas" do Irão

10 mai, 2018 - 19:12

Chanceler alemã disse ao Presidente do Irão que apoia a continuidade do acordo nuclear desde que Teerão cumpra a sua parte.

A+ / A-

Os Estados Unidos anunciaram esta quinta-feira novas sanções ao Irão, que abrangem três empresas e seis cidadãos iranianos.

A medida é anunciada dois dias depois de o Presidente Donald Trump ter abandonado o acordo nuclear com o regime de Teerão.

De acordo com o Tesouro norte-americano, os alvos das novas sanções canalizam milhões de dólares para a Guarda Revolucionária, uma força militar de elite que atua em vários países da região.

“O regime iraniano e o seu Banco Central abusaram do acesso a entidades nos Emirados Árabes Unidos para adquirirem dólares americanos utilizados para financiar as atividades malignas da Guarda Revolucionária, incluindo financiamento e armamento de grupos regionais”, refere em comunicado o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

Os Estados Unidos estão a trabalhar em conjunto com os Emirados Árabes Unidos para desmantelar a rede, adianta a mesma fonte.

Merkel quer manter acordo nuclear

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse ao Presidente do Irão, Hassan Rouhani, que apoia a continuidade do acordo nuclear desde que Teerão cumpra a sua parte.

Numa conversa telefónica realizada esta quinta-feira, Merkel pediu a realização de conversações sobre o acordo nuclear e outros temas, como o programa de mísseis balísticos do Irão e a influência do país em conflitos regionais, como na Síria e no Iémen.

De acordo com o gabinete de Merkel, a chanceler também condenou os ataques da última noite realizados pelas forças iranianos contra posições israelitas, nos Montes Golan.

Irão. Quatro perguntas (e respostas) sobre o acordo rasgado por Trump
Irão. Quatro perguntas (e respostas) sobre o acordo rasgado por Trump
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+