Tempo
|
A+ / A-

Costa nega atraso na entrega de equipamentos contra incêndios, mas admite dificuldades

09 mai, 2018 - 18:15

Entrega de equipamentos de proteção deverá estar pronto em meados de junho, afirmou o primeiro-ministro durante o debate quinzenal, no Parlamento.

A+ / A-

O primeiro-ministro recusa a existência de atrasos na entrega dos equipamentos de proteção individual aos militares da GNR que vão combater os fogos, adiantando que poderá "estar tudo pronto" até meados de junho.

Intervindo no debate quinzenal com o primeiro-ministro no parlamento, a deputada Heloísa Apolónia aludiu a uma notícia do jornal “Público” dando conta de atrasos na entrega de equipamentos de proteção e outros meios aos militares da GNR que estarão no combate aos incêndios florestais.

"Pode pôr uma imensidão de homens e mulheres no terreno, mas se não lhe der as condições para atuarem no terreno, os equipamentos, os meios, as condições necessárias de intervenção, isso não vai valer de nada", disse a deputada, considerando que há razões para o país estar preocupado.

Na resposta, o primeiro-ministro considerou que não se trata de um atraso e sim de "dificuldades de uma ambição excessiva relativamente a ter tudo pronto no próximo dia 15" de maio.

"O que estamos agora a discutir é se é a 15, a 20 ou no final do mês ou se é em meados de junho", acrescentou, frisando que, independentemente do necessário reforço de meios humanos e de equipamentos para o combate aos incêndios, continuará preocupado.

"Mesmo quando os homens estiverem todos equipados, com luvas e equipamentos (...) vou continuar a estar preocupado porque a ameaça climática é imensa, o estado da floresta é o que é e o nível da limpeza é o que é. Eu continuarei preocupado durante todo o ano sobre esta matéria", frisou.

António Costa sustentou "é um esforço absolutamente extraordinário duplicar" em "poucos meses" a força GIPS (Grupo de Intervenção Proteção e Socorro, da GNR), que foi criada em 2006 com 300 elementos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+