Tempo
|
A+ / A-

​Bispo do Porto aos jovens: "não olhem a vida a partir da varanda"

06 mai, 2018 - 15:16

D. Manuel Linda falava na homilia da Missa da Bênção das Pastas da Queima das Fitas do Porto.

A+ / A-

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, apelou este domingo aos jovens finalistas universitários para que "não olhem para a vida a partir de uma varanda", de forma a poderem ser protagonistas da mudança de "uma sociedade que anseia felicidade".

"Queridos jovens, por favor, não olhem para a vida a partir da varanda, entrem na vida. Caros jovens, não olheis para a vida a partir da varanda, para ver quem passa, sejam aqueles que passam, para fazer uma vida mais humana", pediu o bispo na homilia da Missa da Bênção das Pastas da Queima das Fitas do Porto.

D. Manuel Linda insistiu no apelo: "Ide para a rua, para o meio da multidão, porque é lá o nosso lugar. Estou convencido de que vós no meio da multidão humana sois capazes de acrescentar mais-valia numa sociedade que anseia felicidade e que a tem de procurar nas boas relações que se criam entre nós".

O bispo convocou, assim, os finalistas da Academia do Porto a fazerem "parte da caminhada, que não se faz à margem da coletividade, mas bem no meio dela", e a sujarem "as mãos na realidade" da sociedade.

"Por isso, não penseis tanto em vós, pensai nos outros, não valorizeis só a vossa pessoa como a meta última dos vossos cursos", sublinhou.

O bispo do Porto lembrou também que "na igreja existem muitas vagas por preencher, para o ministério sacerdotal e para outras funções".

"Algum de vós sente o chamamento? Seria muito agradável que algumas vagas fossem preenchidas por vós", afirmou.

D. Manuel Linda, que foi em 15 de março nomeado pelo Papa Francisco para dirigir a diocese do Porto, fez ainda, no âmbito da comemoração do Dia da Mãe, uma saudação especial a todas as mães presentes na cerimónia, lembrando aos finalistas o papel destas mulheres na sua educação.

"As pastas que tendes neste momento no ar são o tributo às vossas mães", disse.

A Missa da Bênção das Pastas realizou-se este ano no Largo do Amor de Perdição, junto à cadeia da Relação do Porto.

As celebrações estavam previstas para a Avenida dos Aliados, mas foram transferidas devido aos festejos da vitória no campeonato do Futebol Clube do Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+