Tempo
|
A+ / A-

II Liga

Nacional regressa à I Liga com derrota da Académica

05 mai, 2018 - 17:55

Os insulares são a primeira equipa da II Liga a garantir a subida ao principal escalão do futebol português. Se vencer na receção ao Real, no domingo, o Santa Clara também beneficiará da derrota dos "estudantes", em casa, frente ao Cova da Piedade.

A+ / A-

O Nacional está de volta ao principal escalão do futebol português. A Académica perdeu em casa, este sábado, por 2-1, diante do Cova da Piedade, e ficou fora do alcance dos insulares, que garantem, assim, a promoção matemática, uma época depois da descida.

A missão dos "estudantes", em Coimbra, complicou-se aos 20 minutos, com o golo de Dieguinho, que "bisou" dois minutos depois. A equipa da casa ainda respondeu, por Mike, aos 55 minutos, mas não conseguiu inverter o resultado e confirmou o regresso do Nacional à I Liga.

À falta de uma jornada, a Académica, que é terceira classificada, soma 63 pontos. Ficou fora de alcance o Nacional, que é líder, com 67 pontos, e ainda não entrou em ação, na jornada 37, em que defronta o Arouca.

Os insulares viajaram este sábado para o continente, vão pernoitar em Arouca e esperam grande apoio no jogo de domingo, às 11h15. O clube fez uma campanha especial e prometeu pagar transporte e bilhete aos adeptos que viajassem de Lisboa, Porto ou Coimbra até Arouca.

O representante da República na Madeira, Ireneu Cabral Barreito, felicitou o Nacional pelo regresso à I Liga. "Felicito o Clube Desportivo Nacional, os seus atletas, técnicos, dirigentes e sócios, pelo regresso ao primeiro escalão do futebol nacional”, disse em comunicado à Lusa.

O Nacional não é o único que pode beneficiar da derrota da Académica. O Santa Clara recebe o já despromovido Real, no domingo, às 16h00, e se vencer, será automaticamente promovido: soma os mesmos 63 pontos dos "estudantes", com menos um jogo, e tem vantagem no confronto direto. Os açoreanos venceram em casa (3-1) e em Coimbra (1-0).

A I Liga poderá voltar a ter, na época 2018/19, três equipas das ilhas, algo que não acontecia desde 2015/16, em que participaram Marítimo, União e Nacional, todos da Madeira. A próxima época teria a particularidade de apresentar diversidade: duas equipas da Madeira e uma dos Açores.

Resultados
Penafiel 0-1 Académico de Viseu
Futebol Clube do Porto B 3-2 Famalicão
Académica 1-2 Cova da Piedade
Jogos de domingo
Arouca - Nacional
Sporting de Braga B - Benfica B
Gil Vicente - Sporting da Covilhã
Santa Clara - Real
Vitória de Guimarães B - Sporting B
Leixões - Oliveirense
União da Madeira - Varzim

Classificação
1.º, Nacional, 67 pontos
3.º, Santa Clara, 63
3.º, Académica, 63
4.º, Penafiel, 61
5.º, Académico de Viseu, 61
6.º, Arouca, 59
7.º, Futebol Clube do Porto B, 58
8.º, Leixões, 55
9.º, Vitória de Guimarães B, 49
10.º, Cova da Piedade, 48
11.º, Famalicão, 47
12.º, Varzim, 47
12.º, Benfica B, 45
14.º, Sporting da Covilhã, 43
15.º, Oliveirense, 43
16.º, Sporting de Braga B, 43
17.º, União da Madeira, 41
18.º, Sporting B, 36
19.º, Gil Vicente, 35
20.º, Real, 31
Académica, Penafiel, Académico de Viseu, F.C. Porto B, Cova da Piedade e Famalicão têm um jogo a mais.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+