Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sporting-Benfica

Dérbi de milhões na corrida pelos milhões

05 mai, 2018 - 09:17 • José Pedro Pinto

Leões e águias empatados no segundo lugar e em busca do lucrativo apuramento para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Pontapé de saída às 20h30, em Alvalade. Relato na Renascença e acompanhamento em rr.sapo.pt.

A+ / A-

O Sporting recebe o Benfica, este sábado, no dérbi que marca a 33ª e penúltima jornada da Primeira Liga.

Em causa está a corrida, reduzida a dois, pelo empate consentido na última noite pelo Sporting de Braga, diante do Boavista, pelo segundo lugar, que dá acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, na próxima época.

O objetivo do título, esse, ainda que matematicamente possível para leões e águias, é cenário longe do realismo.

O contexto

À entrada para o 302º duelo entre os eternos rivais da capital portuguesa, a igualdade pontual deixa tudo em aberto. Um triunfo de Sporting ou Benfica garante, desde logo, o segundo lugar e mantém ainda vivas as ténues aspirações da conquista do campeonato.

Um empate, sob determinadas condições, adia quaisquer decisões para a última ronda, dentro de uma semana. Ainda assim, uma igualdade sem golos deixará a equipa de Jorge Jesus em vantagem no confronto direto; um empate com golos, seja qual for a quantidade, deixa o conjunto de Rui Vitória a depender apenas de si próprios para alcançar a Champions em 2018/19.

Em causa está a Liga Milionária. E, na próxima época, será mesmo "milionária", com reforço dos prémios de entrada na fase de grupos, em função do "ranking" da UEFA: só para o Benfica, o "bolo" ultrapassa os 40 milhões de euros; para o Sporting, a fasquia ronda os 25 milhões.

As opções

Em princípio, Jorge Jesus deverá contar com os defesas Mathieu e Piccini e o influente "trinco" e capitão William Carvalho.

Confirmando-se a recuperação do trio, avançará diretamente para o onze titular, saindo Petrovic, Ristovski e Bryan Ruiz.

Do lado dos tetracampeões nacionais, há muito mais a dizer.

Rui Vitória confessou não saber se poderá contar com o goleador Jonas, de "baixa" há já quatro jornadas consecutivas. André Almeida, substituído durante a primeira parte da derrota caseira com o Tondela (2-3), também está em dúvida.

Caso a dupla não esteja em condições de ser aposta inicial, avançará Douglas para o lado direito da defesa e manter-se-à o mexicano Raúl Jiménez como homem mais adiantado, no ataque.

Fejsa e Jardel, poupados diante dos beirões por estarem à "bica" e tapados por amarelos, regressarão ao onze, por troca com Luisão e Samaris.

O Sporting-Benfica arranca às 20h30, no Estádio de Alvalade. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Primeira Liga: 33ª jornada
Estádio de Alvalade, Lisboa

Equipas prováveis

Sporting

Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão; Gelson Martins, Battaglia, William Carvalho e Acuña; Bruno Fernandes e Bas Dost.
Treinador: Jorge Jesus.

Benfica
Bruno Varela; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Fejsa, Pizzi e Zivkovic; Salvio, Raúl Jiménez e Rafa Silva.
Treinador: Rui Vitória.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+