Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saída de Sócrates do PS serve "estratégia de vitimização", diz Ana Gomes

04 mai, 2018 - 11:16

“Só espero é que esta atitude de Sócrates facilite e estimule o PS a fazer o exercício de introspeção que não pode mais ser adiado”, apela a eurodeputada.

A+ / A-

Veja também:


A eurodeputada socialista Ana Gomes considera que o pedido de desfiliação apresentado por José Sócrates serve "a estratégia de vitimização" que o antigo primeiro-ministro tem escolhido para fazer face a "acusações graves" de vários crimes económico-financeiros.

"Obviamente que essa carta de Sócrates serve a estratégia de vitimização que ele tem escolhido para fazer face às acusações graves que contra ele pendem, portanto, não é nada de estranho", considerou esta sexta-feira, em declarações à agência Lusa.

Num artigo de opinião publicado esta sexta-feira no “Jornal de Notícias”, José Sócrates dá conta de que enviou uma carta ao partido a pedir a desfiliação do PS para acabar com um "embaraço mútuo".

A medida segue-se a críticas da direção socialista e ao distanciamento do partido face aos casos que envolvem o antigo secretário-geral. O líder parlamentar, Carlos César, o primeiro-ministro e atual secretário-geral socialista, António Costa, entre outros militantes do PS vieram a público afirmar ninguém está acima da lei.

Na opinião de Ana Gomes, o PS tem agora de refletir e identificar o que falhou nos seus controlos internos e externos "para se credibilizar junto do povo português".

"Só espero é que esta atitude de Sócrates facilite e estimule o PS a fazer o exercício de introspeção que é imperativo e que não pode mais ser adiado face ao que se sabe já e ao que ainda não se sabe sobre a teia de corrupção que tinha em Sócrates um ponto central", deseja.

Ana Gomes defende que o PS tem "de fazer de tudo para não permitir mais este tipo de comportamentos e acionar os mecanismos externos e internos para combater a corrupção".

A eurodeputada socialista lembra que o congresso do partido vai realizar entre 25 e 27 de maio, na Batalha, e que representa “uma boa oportunidade” para o PS para analisar o tema.

No artigo hoje publicado, José Sócrates, principal arguido na Operação Marquês e acusado de vários crimes económico-financeiros, nomeadamente corrupção e branqueamento de capitais, diz que está a ser alvo de "uma espécie de condenação sem julgamento".

"Sou agora forçado a ouvir o que não posso deixar de interpretar como uma espécie de condenação sem julgamento. Desde sempre, como seu líder, e agora nos momentos mais difíceis, encontrei nos militantes do PS um apoio e companheirismo que não esquecerei.

Mas a injustiça que agora a direção do PS comete comigo, juntando-se à direita política na tentativa de criminalizar uma governação, ultrapassa os limites do que é aceitável no convívio pessoal e político", considera Sócrates.

José Sócrates aderiu ao PS em 1981 e foi secretário-geral do partido entre 25 de setembro de 2004 e 6 de junho de 2011.

Ocupou o cargo de primeiro-ministro entre 2005 e 2011. Obteve, em 2005, a primeira maioria absoluta da história do PS em eleições legislativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    04 mai, 2018 Viseu 12:33
    Além de Sócrates e Pinho, haverá mais ministros e secretários de estado responsáveis pelo famoso «pântano» de que se queixou Guterres, quando abandonou o Governo! Haverá mais casos e bastan-tes... «Um Estado que não se regesse segundo a justiça reduzir-se-ia a um grande bando de ladrões» escreveu Agostinho de Hipona (354-430). Confiemos na Justiça, e se for necessário construam-se mais prisões!

Destaques V+