Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há deputados com casa em Lisboa que declaram outra residência para ganhar mais

04 mai, 2018 - 10:02

Em causa estão as ajudas de custo atribuídas a deputados eleitos por círculos fora da capital. Denúncia é feita pela RTP numa investigação divulgada esta sexta-feira.

A+ / A-

Veja também:


Vários deputados declaram residência fora de Lisboa tendo casa própria na capital para poderem receber ajudas de custo.

A informação é avançada esta sexta-feira pela RTP, com base numa investigação de vários casos detetados em mais do que um partido.

Os deputados recebem ajudas de custo calculadas conforme a distância entre a sua residência e o parlamento e recebem subsídio para trabalho político quando o local de residência é diferente do círculo eleitoral pelo qual foram eleitos. Estas ajudas, contudo, não são cumulativas.

Com as ajudas de custo, os deputados em causa conseguem um aumento do seu ordenado base, tanto maior quanto maior for a distância da residência declarada em relação ao Parlamento.

A polémica dos subsídios indevidos não é de agora. Já em junho de 2016, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, anunciou que ia abdicar do subsídio de alojamento [subsidio a que os membros do Governo têm direito] que recebia por ter uma casa em Tavira, apesar de residir oficialmente em Cascais.

"Com a absoluta consciência da legalidade da atribuição do subsídio de alojamento, porque este injusto caso se alastra e com o objetivo de preservar a minha imagem, o bem-estar dos meus e a normalidade do funcionamento do Ministério do Ambiente, irei prescindir do subsídio de alojamento", anunciou na altura.

Naquele caso, o subsídio rondava os 360 euros líquidos mensais.

Também o social-democrata Feliciano Barreiras Duarte foi atingido pela mesma polémica. Acabou por se demitir em março deste ano, não por causa disso mas na sequência de um outro escândalo relacionado com o seu currículo académico.

[Notícia editada às 14h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    04 mai, 2018 Matosinhos 15:42
    Sempre ouvi dizer que os bons exemplos vêm de cima...mas este são muito baixos!!! Acorda Zé!...
  • VICTOR MARQUES
    04 mai, 2018 Matosinhos 15:31
    Gente "séria" é outra coisa!!!...
  • Helena Matos
    04 mai, 2018 Coimbra 14:58
    Ele é moradas alternativas para sacararem mais algum; ele é embolsarem dinheiro de viagens q nunca fizeram; ele é os almoços na AR com tudo do bom e do melhor (sim, q a boquinha dos senhores deputados merece mais do que a nosssa) a preços da uva mijona... E o povo a pagar estas mentirolas e mordomias todas de gente sem caráter. E depois ainda vêm uns caramelos dizer q a democracia tem custos. Isto chegou a um ponto de descrédito difícil de suportar. Chega de nos gozarem na cara. Haja decoro!
  • Petervlg
    04 mai, 2018 trofa 12:42
    Qual é a duvida?, Portugal chegou ao estado em que chegou, porque toda a classe politica é assim
  • oraaíestá!
    04 mai, 2018 quartinho dos faxes 12:23
    E eu a pensar que era só o Carlos Cesar que andava a mamar dos subsídios. Com tantos posts a denegrir o homem, mas estes com casa em Lisboa já não são para serem criticados, todos boa gente. O mau da fita e o pior de todos é o Carlos Cesar. Será porque é dos Açores? Mas isto é discriminação! Costuma-se dizer que quem quer respeito tem que dar respeito, ou quem for de justiça, terá que olhar primeiro para os seus erros e depois apontar o dos outros. Depois são muitos destes idiotas que discriminam, que quando vão para os Açores são tratados com todo o respeito, merecia muitos era desprezo.
  • 04 mai, 2018 aldeia 12:14
    Em 1º lugar deveriam devolver tudo o que receberam com juros,e em 2º lugar perderiam automaticamente o lugar de deputados e não poderiam exercer nunca mais funções publicas do Estado,assim....talvez começassem a ter medo,pois Honra é uma coisa desconhecida da parte deles.
  • Amélia olhos doces
    04 mai, 2018 Porto 11:47
    Este regime está podre!!!!!!

Destaques V+