Tempo
|
A+ / A-

Ténis

Tsitsipas vence batalha contra Kevin Anderson e está nos quartos de final do Estoril Open

03 mai, 2018 - 18:55

O jogo grande dos "oitavos" não desiludiu. O finalista vencido do ATP 1000 de Barcelona, derrotado apenas por Nadal, bateu o número oito do "ranking" mundial e primeiro cabeça-de-série.

A+ / A-

Stefanos Tsitsipas carimbou, esta quinta-feira, a passagem aos quartos de final do Estoril Open, ao bater o sul-africano Kevin Anderson, em três "sets", pelos parciais de 6(3)-7, 6-3 e 6-3. O jovem grego, de apenas 19 anos, que foi finalista vencido do ATP 1000 de Barcelona, na semana passada, voltou a mostrar um ténis ao nível dos melhores do mundo.

Kevin Anderson é, de facto, um dos melhores tenistas do mundo. Mais propriamente, o oitavo melhor do mundo, atrás apenas de estrelas como Nadal, Federer, Zverev, Cilic, Dimitrov, Del Potro e Thiem. No Clube de Ténis do Estoril, defendia o estatuto de primeiro cabeça-de-série.

Contudo, na forma em que Tsitsipas está, há poucos que se lhe resistam. O primeiro "set" foi altamente equilibrado, com os dois tenistas a serem incapazes de quebrar o serviço do rival. O parcial chegou ao "tiebreak", em que Anderson foi mais forte e fechou o resultado em 7-6(3).

Muda a maré no Estoril

No segundo "set", Tsitsipas apresentou-se a nível altíssimo e conseguiu quebrar o terceiro serviço de Anderson, fazendo o 4-2. Daí, um jogo para cada lado e, quando voltou a servir, Tsitsipas arrumou a questão em 6-3.

No derradeiro parcial, o filme repetiu-se: Tsitsipas voltou a quebrar o terceiro serviço de Anderson, para fazer o 3-2 e, de seguida, o 4-2. O sul-africano reduziu para 4-3, o grego não cedeu no 5-3 e, depois, fechou com estilo. O serviço era de Anderson, mas Tsitsipas chegou aos 40-15 e, com dois "match points" ao dispor, só precisou de um para selar a vitória.

Um grande encontro que terminou com o triunfo de um jovem que, desde a primeira ronda de Barcelona, ainda só foi travado pelo número um do mundo, Rafael Nadal. Isso foi na final do torneio catalão. Porém, o tenista espanhol não está no Estoril, pelo que Tsitsipas, número 44 do "ranking" ATP, tem direito a sonhar com o primeiro título sénior da carreira.

Para tal, terá de ultrapassar, nos quartos de final, o espanhol Roberto Carballes Baena, 77.º da hierarquia mundial, que derrotou o britânico Cameron Norrie, 103.º, em três "sets", pelos parciais de 5-7, 6-2 e 7-6(1).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+