Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rio quer aumento do salário mínimo superior à inflação

02 mai, 2018 - 14:36

O atual valor do salário mínimo é "das coisas que mais choca" Rui Rio. Marcelo reage à discussão e diz que é prematuro falar num valor.

A+ / A-

O líder do PSD, Rui Rio, defendeu esta quarta-feira um aumento do salário mínimo nacional "superior até à inflação", afirmando que deve ser feito um “esforço em concertação social” para chegar a um valor equilibrado.

“Julgo que todos”, quer sindicatos quer entidades patronais, “devem fazer um esforço no sentido de haver todos os anos uma atualização superior até à inflação relativamente ao salário mínimo” nacional, afirmou o social-democrata, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, à margem de uma visita ao hospital local.

Segundo Rio, o aumento do salário mínimo nacional “é desejável”, mas é preciso “equilibrar a competitividade da economia nacional com a subida”.

“O salário mínimo é muito baixo” em Portugal, frisou, acrescentando que é “das coisas que mais” o “choca do ponto de vista social”.

Afirmando que “deveriam todos [em concertação social] fazer um esforço para chegar a um valor equilibrado” e que “permita paulatinamente ir subindo” o salário mínimo nacional, o ex-presidente da Câmara do Porto salientou, contudo, que “pedir 750 ou 800 euros” é ter “um discurso fácil e irresponsável”.

“Temos de estar sempre do lado do equilíbrio…Temos todos que reconhecer que o salário é muito baixo e todos temos de fazer um esforço para o subir, ao ritmo a que a nossa competitividade permitir, porque se for em overdose é pior a emenda do que o soneto”, porque “geraria desemprego”, defendeu.

O líder da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), Arménio Carlos, exigiu na terça-feira a fixação do salário mínimo em 650 euros em janeiro de 2019, ao discursar na manifestação evocativa do Dia do Trabalhador.

Também o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu na terça-feira um aumento geral dos salários, considerando "um escândalo" que os funcionários públicos continuem sem aumentos e que 600 euros de salário mínimo "não são aceitáveis" no atual quadro.

Marcelo acha permaturo

O Presidente da República considera que é “pôr o carro à frente dos bois” discutir o valor do salário mínimo nacional para 2019.

“Não podemos pôr o carro à frente dos bois antes de sabermos exatamente aquilo que se vai passar a nível europeu, sabendo nós que Portugal tem uma dívida muito, muito elevada ainda é prematuro estar a começar a discutir rubrica a rubrica do Orçamento de Estado”, afirmou o chefe de Estado, durante uma visita ao Mercado Temporário do Bolhão, que abriu hoje ao público, no Porto.

Marcelo Rebelo de Sousa entendeu que, antes de se discutir a fixação do salário mínimo, é necessário “primeiro olhar” para aquilo que é a realidade de Portugal, como é que o mundo e a Europa vão evoluir e, para já, como é que os fundos europeus poderão ser no futuro”.

“E, depois, vamos discutir um bocadinho as finanças portuguesas”, declarou.

No 1.º de Maio, o líder da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), Arménio Carlos, exigiu a fixação do salário mínimo em 650 euros em janeiro de 2019.

“Este movimento de reivindicações e luta é para continuar e ampliar pelo aumento dos salários de todos os trabalhadores, nos setores público e privado, mas também pelo aumento especial do salário mínimo nacional e, assim sendo, a Comissão Executiva e o Conselho Nacional anunciam hoje a reclamação de que, no dia 01 de janeiro de 2019, o salário mínimo nacional deve passar para 650 euros”, disse, na altura.

O salário mínimo nacional subiu este ano para os 580 euros e deverá aumentar em 2019 para os 600 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • anónimo envergonhado
    02 mai, 2018 portugal 15:50
    DEMAGOGIA. Agora todos querem aumento do S.M.N., até o sr. SARAIVA presidente do grupo dos SOBAS ! MAS ATENÇÃO SR. RIO, porque o problema que se põe é muito GRAVE, pois basta subir uns cêntimos no S.M.N., logo todos os bens de consumo de primeira necessidade e serviços têm logo subida de preços, mas de maneira a o comerciante ainda ter mais lucro, RAZÃO PORQUE EU PERGUNTO : E OS REFORMADOS E PENSIONISTAS, como é que ficam ? Vão pastar para a beira das estradas e dormir debaixo das pontes ? Como pagam os medicamentos ? O sr. RIO, como economista, sabe que as reformas e pensões devem acompanhar os salários, porque se assim não for, cada vez mais os reformados e pensionistas veem as suas pensões reduzidas a ZERO !, não é verdade?

Destaques V+