Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escuteiros celebram dia do Patrono

20 abr, 2018 - 15:05 • Ângela Roque

A 23 de abril celebra-se o dia de São Jorge, que é Dia Mundial do Escutismo. Em Lisboa a festa faz-se já neste fim-de-semana.

A+ / A-

É uma das datas mais importantes no escutismo mundial. A 23 de abril a Igreja assinala o Dia de São Jorge, e a data vai ser celebrada em todo o mundo. Em Portugal são várias as atividades organizadas pelas juntas regionais do Corpo Nacional de Escutas, a maioria delas para o fim de semana de 27 e 28 de abril, mas há quem antecipe a festa já no próximo domingo. Em todos os locais as atividades previstas terão “grande moldura humana e espiritual”, sublinha um comunicado do CNE.

Em Lisboa as comemorações estão previstas para 22 de abril, com a concentração de mais de sete mil escuteiros na Portela de Sintra. O dia de atividades terminará com uma missa campal celebrada pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

No Porto a festa vai fazer-se a 28 de abril, em Paredes. Esse foi também o dia escolhido pela junta regional de Setúbal, que vai celebrar o dia do patrono no Seixal, no decorrer dos Jogos de Primavera. Em Aveiro as comemorações serão a 29 de abril, em Ílhavo.

Habitualmente as atividades e jogos que são preparados para este dia servem “para reforçar o conhecimento do patrono, realçar as suas características e valores, e sobretudo enriquecer pedagogicamente a relação entre escuteiros”, sublinha um comunicado do CNE, que acrescenta: “a figura de patrono reveste-se de grande importância na vida do escuteiro, uma vez que a formação de crianças e jovens através do exemplo é uma das características do escutismo”.

Foi Baden Powell, fundador do escutismo, que confiou o movimento escutista a São Jorge, o santo protetor de Inglaterra. Em Portugal existem atualmente 73 mil escuteiros que integram duas organizações: o Corpo Nacional de Escutas (CNE) – escutismo católico português, e os Escoteiros de Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+