Tempo
|
A+ / A-

NASA lança um "caçador de planetas" parecidos com a Terra

16 abr, 2018 - 09:36

Nos próximos dois anos vai analisar mais de 200 mil estrelas, para lá do nosso sistema solar.

A+ / A-
NASA lança um "caçador de planetas" parecidos com a Terra
NASA lança um "caçador de planetas" parecidos com a Terra

Chama-se TESS, abreviatura de “Transiting Exoplanet Survey Satellite”, e tem lançamento previsto, esta semana, da Flórida. O novo telescópio da NASA vai procurar planetas do tamanho da Terra que possam albergar alguma forma de vida.

Nos próximos dois anos vai analisar mais de 200 mil estrelas, para lá do nosso sistema solar, em busca de sinais de planetas que circulem à volta de astros.

Segundo a NASA, o TESS poderá descobrir 20 mil exoplanetas incluídos cerca de 50 do tamanho da Terra e mais de 500 duas vezes maiores.

Como Kepler, o primeiro telescópio do género lançado em 2009 pela agência espacial americana, o TESS utiliza o método de trânsito, capaz de detetar planetas quando eles passam em frente às suas estrelas e diminuem a sua iluminação de maneira momentânea. Isso permite, entre outras coisas, deduzir o tamanho, a massa e a órbita.

"TESS é uma ponte entre o que aprendemos dos exoplanetas e para onde nos dirigimos no futuro", disse Jeff Volosin, diretor do projeto no Goddard Spaceflight Center da NASA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+