Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“A Guerra Fria está de volta”, diz António Guterres

14 abr, 2018 - 10:26

O ataque de Estados Unidos, França e Reino Unido à Síria vem agravar as tensões entre Moscovo e os países ocidentais.

A+ / A-

Acompanhe a situação na Síria ao minuto


No seguimento de um ataque à Síria por parte dos Estados Unidos, Reino Unido e França, agravando as tensões já existentes entre os países ocidentais a Rússia, que é aliada de Damasco, o secretário geral das Nações Unidas fala no regresso da Guerra Fria.

António Guterres discursou na sessão de emergência do Conselho de Segurança da ONU, que decorreu na sequencia dos ataques, sublinhando que a região do Médio Oriente está um caos e representa uma séria ameaça para a segurança internacional.

“A região está um nó górdio, com vários conflitos que se cruzam criando uma situação altamente volátil, com risco de escalada, fragmentação e divisões, com profundas ramificações regionais e globais”, disse António Guterres.

“Vemos uma multiplicidade de conflitos. O primeiro é a memoria da Guerra Fria, mas, para ser preciso, é mais do que uma simples memoria: a Guerra Fria está de volta!”

Estados Unidos, França e Reino Unido atacaram três alvos militares na Síria na madrugada deste sábado. A Rússia já respondeu, dizendo que o ataque terá consequências e que apenas piora o desastre humanitário naquele país.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+